Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu USP

Historiadora Laura de Mello e Souza será premiada pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas

Professora aposentada da FFLCH-USP é a primeira mulher e a primeira pessoa das Américas a receber a distinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A historiadora Laura de Mello e Souza será agraciada com o Prêmio Internacional de História, oferecido pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas (ICHS, na sigla em inglês). Ela será a primeira mulher e a primeira pessoa das Américas a receber a distinção.

A historiadora integrou o quadro de docentes do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) de 1983 a 2014, chegando a chefiá-lo entre 1999 e 2001.

A historiadora Laura de Mello e Souza em seu apartamento, em São Paulo - Lalo de Almeida - 8.jan.2015/Folhapress

Foram objetos de suas pesquisas a história de Minas Gerais no século 18 e a historiografia brasileira do século 20, entre outros temas.

A cerimônia de entrega do prêmio oferecido pelo ICHS ocorrerá em Tóquio, no Japão, no dia 27 de outubro deste ano.

"Este prêmio homenageia historiadores que tenham se distinguido no campo da história por suas obras, publicações ou ensino e que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento do conhecimento histórico", afirma o comitê sobre a distinção.

Fundado em 1926, o ICHS reúne profissionais de dezenas de países. O Prêmio Internacional de História, criado pela entidade em 2015, foi entregue em edições anteriores aos historiadores Serge Gruzinski, que leciona em Paris, Gábor Klaniczay, professor em Budapeste, e Sanjay Subrahmanyam, baseado em Los Angeles.


MASCARADOS

A cantora Ivete Sangalo apresenta a nova temporada do The Masked Singer Brasil
A cantora Ivete Sangalo apresenta a nova temporada do The Masked Singer Brasil - Maurício Fidalgo/Globo/Divulgação

A cantora Ivete Sangalo voltará a comandar o The Masked Singer Brasil a partir do próximo domingo (21), na Globo. "É a quarta temporada do programa, e a ideia é levar emoção, leveza, arte e alegria para a vida das pessoas", diz ela.

O ator José Loreto e o comediante Paulo Vieira vão estrear como jurados no reality. Eles vão se juntar a Sabrina Sato e Tais Araújo na missão de tentar adivinhar quem são os famosos que farão performances musicais fantasiados.

"Tenho certeza de que essa temporada será mágica e vai deixar muita gente feliz e envolvida nessa energia de alegria e de satisfação", afirma Ivete.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.