Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Reserva Cultural, em SP, aluga sala de cinema para culto de igreja evangélica

Espaço tem sediado celebrações da Onda Dura aos domingos pela manhã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem frequenta a avenida Paulista, em São Paulo, nas manhãs de domingos e resolve dar uma olhada na programação do Reserva Cultural, cinema localizado há 18 anos no número 900 da via, pode se surpreender com a mensagem exibida na entrada do espaço: "Uma igreja bíblica, acolhedora e extraordinária", diz uma projeção no local.

Não se trata de propaganda de algum filme em cartaz. Desde agosto do ano passado, o Reserva passou a alugar suas salas, nas manhãs de domingo, para cultos da igreja evangélica Onda Dura São Paulo.

A fachada do Reserva Cultural, localizado na avenida Paulista
A fachada do Reserva Cultural, localizado na avenida Paulista - Gabriel Cabral -15.abr.2020/Folhapress

O tema viralizou neste fim de semana no X, antigo Twitter, com internautas questionando a concessão do espaço para celebrações religiosas.

Dono do Reserva, o francês Jean Thomas Bernardini diz que a locação do cinema para eventos é uma prática comum. "A gente não procurou a igreja, a igreja vem como recebemos outras [propostas]", afirma.

Diz, ainda, que a cessão do espaço não tem a ver com a crise enfrentada pelos cinemas de ruas, apontando que as salas já foram alugadas para outra igreja antes da pandemia.

"Não é crise, sempre alugamos para igrejas. Vai até o meio-dia [a concessão], não atrapalha o cinema e sempre deu uma renda", explica à coluna. "É só isso. Nem sei o nome da igreja [que aluga a sala hoje]", completa ele.

O Reserva Cultural surgiu em 2005 com a proposta de prestigiar o circuito alternativo de filmes. Com quatro salas e um auditório, o espaço costuma sediar mostras e festivais de cinema.

Fundada em 2007, em Joinville (SC), por Filipe Duque Estrada, que se denomina como pastor Lipão, a igreja Onda Dura afirma estar presente hoje em sete estados brasileiros e também em Porto, Portugal, e nas cidades de Charlotte e Chicago, nos Estados Unidos. Na capital paulista, há uma unidade da igreja também na Mooca.

"Seu sonho é implantar a Onda Dura em cada capital do Brasil e nas principais capitais do mundo", diz o site da instituição.

Em 2021, ao lado de lideranças evangélicas, o pastor Lipão participou de um encontro com o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, ele evitou dizer se tinha votado no político e afirmou que o "cristianismo estava acima da política".


MASCARADOS

A cantora Ivete Sangalo apresenta a nova temporada do The Masked Singer Brasil
A cantora Ivete Sangalo apresenta a nova temporada do The Masked Singer Brasil - Maurício Fidalgo/Globo/Divulgação

A cantora Ivete Sangalo voltará a comandar o The Masked Singer Brasil a partir do próximo domingo (21), na Globo. "É a quarta temporada do programa, e a ideia é levar emoção, leveza, arte e alegria para a vida das pessoas", diz ela.

O ator José Loreto e o comediante Paulo Vieira vão estrear como jurados no reality. Eles vão se juntar a Sabrina Sato e Tais Araújo na missão de tentar adivinhar quem são os famosos que farão performances musicais fantasiados.

"Tenho certeza de que essa temporada será mágica e vai deixar muita gente feliz e envolvida nessa energia de alegria e de satisfação", afirma Ivete.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.