Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu USP

Tarcísio faltará a evento de 90 anos da USP com Lula

Universidade tinha sido informada de que governador viajaria, mas ele estará na capital; em nota, Tarcísio expressa 'admiração e respeito pela instituição'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não irá participar da cerimônia que celebrará os 90 anos da USP (Universidade de São Paulo), na quinta-feira (25).

O evento será realizado na Sala São Paulo, na região central da capital paulista, e tem confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante entrevista para a imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Eduardo Knapp - 19.dez.2023/Folhapress

A instituição foi informada de que Tarcísio estaria viajando e, por isso, não poderia comparecer. Para representá-lo, o chefe do Executivo estadual destacou seu secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, ex-reitor da instituição.

Em nota à coluna, porém, a Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo afirma que Tarcísio cumprirá agenda na cidade de São Paulo, onde ocorrerá o evento. A pasta não detalha qual será o compromisso que motivará a sua ausência.

"O governador reitera sua admiração e respeito pela instituição, que há décadas inspira e forma profissionais e líderes nas mais diversas áreas do saber", diz a secretaria.

Dirigentes da USP mantinham a expectativa de que o governador comparecesse à celebração daquela que é considerada a mais importante universidade da América Latina.

Enquanto chefe do Executivo paulista, cabe a Tarcísio a tomada de decisões importantes sobre a instituição estadual, como a escolha final de seus dirigentes máximos quando há eleição para reitor e vice-reitor.

Cerca de 1.300 pessoas são esperadas na Sala São Paulo para a comemoração de quinta-feira. O discurso de Lula deve ser o último da noite, que será encerrada com um concerto da Orquestra Sinfônica da USP.

O evento homenageará 26 entidades que contribuíram para a história da universidade, como o Instituto Butantan, o Ministério Público e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Uma condecoração póstuma a duas pessoas que escreveram o documento de fundação da USP também está prevista.


PIPOCA

A cineasta Beatriz Seigner e a atriz Sharon Cho compareceram à pré-estreia do filme "Vidas Passadas" no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca, em São Paulo, na noite de terça-feira (23). O longa sul-coreano foi indicado ao prêmio de melhor filme e roteiro adaptado no Oscar deste ano. O diretor da California Filmes, Euzébio Munhoz Jr., esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.