Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Arquidiocese diz que abrirá investigação sobre padre Júlio para buscar 'a verdade'

Circunscrição eclesiástica aponta 'suposto novo fato de abuso sexual'; procurada, a defesa do padre ainda não se manifestou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Arquidiocese de São Paulo diz ter tomado conhecimento de um "suposto novo fato de abuso sexual" envolvendo o padre Júlio Lancellotti e decidiu abrir uma investigação para buscar "a verdade".

O pároco é alvo da CPI das ONGs, proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), e de denúncias de teor sexual.

Padre Júlio Lancelloti concede entrevista sobre aporofobia, a aversão aos pobres. Ele é um homem branco, magro, parcialmente calvo e idoso, de óculos e camisa branca
O padre Júlio Lancelloti, em São Paulo - Marlene Bergamo - 18.out.2023/Folhapress

"A recente divulgação de laudos periciais com resultados contraditórios e a notícia de um suposto novo fato de abuso sexual envolvendo o referido sacerdote requerem uma nova investigação da parte da Arquidiocese para a busca da verdade", afirma a autoridade católica, em nota enviada à coluna.

Em nota, padre Júlio afirma que recebeu a notícia da investigação com "serenidade e paz de espírito".

O religioso afirma que "as imputações surgidas recentemente —assim como aquelas que sobrevieram no passado— são completamente falsas, inverídicas e tenho plena fé que as apurações conduzidas pela Arquidiocese esclarecerão a verdade dos fatos".

Segundo interlocutores da circunscrição eclesiástica ouvidos pela coluna, um suposto assédio sexual praticado por Lancellotti contra um ex-coroinha em 1987 teria impulsionado a apuração. O relato foi feito à conservadora revista Oeste.

A circunscrição eclesiástica ainda esclarece que não chegou a arquivar denúncia sobre as mais recentes denúncias, diferentemente do que foi inferido de uma nota divulgada em 23 de janeiro. A correção é feita publicamente quase duas semanas após a publicação do documento.

Na ocasião, a autoridade católica afirmou que recebeu um vídeo em 2020 e que, após investigação liderada pela Cúria Metropolitana de São Paulo, não teve "convicção suficiente sobre a materialidade da denúncia" contra Lacellotti. Com isso, optou pelo arquivamento.

O entendimento foi o mesmo do Ministério Público de São Paulo à época.

O vídeo analisado quatro anos atrás, segundo a Arquidiocese, seria o mesmo que voltou a circular nas redes sociais neste ano. A denúncia foi feita pelo então candidato à prefeitura Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, que se projetou na política por meio do MBL (Movimento Brasil Livre).

A investigação anunciada pela Arquidiocese nesta segunda-feira, portanto, deve se debruçar sobre os laudos periciais e o "suposto novo fato de abuso sexual" relacionados ao padre Júlio.

"A Arquidiocese segue atenta aos ulteriores elementos sobre os fatos denunciados e a toda investigação séria, fazendo o que lhe compete conforme a norma da Igreja e investigando o caso na área de sua competência, distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade", afirma a nota.

O presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União Brasil), chegou a afirmar que recebeu acusações "de extrema gravidade" e que iria levá-las ao Vaticano.

Apesar de afirmar que são graves, Leite jamais revelou publicamente a que se referem ou apresentou provas. Os ataques de vereadores ao religioso têm sido criticados por diversos setores da sociedade.


ALTAR

O casamento do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, com a CEO do grupo Esfera Brasil, Camila Camargo, reuniu na noite de sábado (3) algumas das principais figuras do Judiciário, do governo Lula e do PIB nacional. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e a mulher, a advogada Guiomar Mendes, compareceram. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a mulher, a advogada Yara de Abreu, também estavam entre os convidados.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.