Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça ordena que Governo de SP custeie passagem de delegação de cultura em evento do MinC

Grupo acusa secretaria estadual da Cultura de falta de diálogo, que diz que não está 'causando qualquer prejuízo aos participantes'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo determinou que o Governo de São Paulo remarque as passagens aéreas da delegação paulista que irá viajar a Brasília para participar da Conferência Nacional da Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), entre os dias 4 e 8 de março.

A juíza Maricy Maraldi, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), concedeu um pedido de liminar feito por um grupo de delegados que vão ao evento.

O evento começará no dia 4 de março, com programação das 9h às 18h. Os bilhetes aéreos adquiridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, porém, são para a mesma data, com horário de chegada previsto para as 17h30.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante sua cerimônia de posse, em Brasília - Mauro Pimentel - 2.jan.2023/AFP

Segundo pessoas envolvidas nas tratativas, mesmo após tentativas de diálogo e pedidos de alteração, a pasta teria se recusado a mudar as passagens. Por isso, parte da delegados foi à Justiça.

"Ou seja, toda a delegação do estado de São Paulo chegará no evento fora do horário para recepção adequada e perdendo todo o primeiro dia do evento que se iniciará pela manhã e formalizará resoluções sem a presença de toda a delegação", diz a magistrada, em sua decisão.

A juíza ordena que o governo paulista remarque a saída de São Paulo para o dia 3, véspera do evento, ou para a manhã do dia 4.

A secretaria apenas paga os bilhetes aéreos, enquanto as despesas com hospedagem, alimentação e translado em Brasília são de responsabilidade do Ministério da Cultura.

A comitiva representando o estado de São Paulo tem um total de 60 pessoas.

O MinC chegou a custear as passagens de um grupo de delegados setoriais, pois há um fórum marcado voltado para o grupo no primeiro dia de evento. Ainda assim, a ação defende que toda a comitiva tem o direito de participar integralmente do evento e que há tratativas marcadas.

Procurada, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa diz que o MinC alterou a programação do evento e "se responsabilizou pelas passagens dos delegados que seriam afetados pelas mudanças".

"Assim, não havendo necessidade de remarcação pela pasta estadual e não causando qualquer prejuízo aos participantes do estado", segue a nota.

A conferência será retomada após um hiato de dez anos. A ideia é que ela sirva como um espaço para a discussão de propostas e políticas públicas e forneça subsídios para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura.

Batizado como "Democracia e Direito à Cultura", o evento deve reunir mais de 3.000 pessoas, entre delegados, que foram escolhidos por meio de conferências realizadas em municípios de todo o Brasil e terão poder de voto, convidados e observadores.


É PIQUE!

O editor Paulo Tadeu, fundador da Matrix Editora, comemorou seu aniversário com uma festa brega em São Paulo, no sábado (24), ao som da da banda Saco de Gatos. A artista plástica Elisa Stecca esteve lá. A comunicadora Surama Chaul e a ex-apresentadora e fundadora do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi, Flávia Lippi, compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.