Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

João Carlos Martins rege estreia da Orquestra Jovem Sesi-SP nos 200 anos do Senado

Para maestro, espetáculo concebido em parceria com Jorge Takla é uma vitória da música clássica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O maestro João Carlos Martins vai reger na segunda-feira (25) um concerto em celebração aos 200 anos do Senado. O evento, que será realizado no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, marcará a estreia da Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP e contará com as participações especiais do tenor Jean William e das cantoras líricas Juliana Taino e Raquel Paulin.

"Considero essa apresentação uma vitória para a música clássica, para a arte e para a cultura. Porque teremos a presença de composições de nomes como Carlos Gomes, Villa-Lobos e Tom Jobim", diz o maestro à coluna.

Maestro João Carlos Martins, que comanda a orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP no concerto "Cinema In Concert", que executa trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema
O maestro João Carlos Martins - Divulgação

O espetáculo foi concebido em parceria com o diretor Jorge Takla. Imagens da história do Senado ao longo dos seus 200 anos serão exibidas em telões durante o concerto.

Plenamente recuperado de uma cirurgia no quadril que fez em dezembro do ano passado, João Carlos Martins se mostra animado com a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, projeto que reúne 40 jovens em início de carreira, com idades entre 18 e 27 anos.

Ele é coordenador artístico da iniciativa e irá reger o grupo acompanhado do maestro Edson Beltrami.

Embora seja a primeira apresentação do grupo, João Carlos Martins afirma que os musicistas têm se dedicado muito nos ensaios. "Parecem que são uma orquestra que já se apresenta há muito tempo", diz.

A oportunidade de tocar nos bicentenário do Senado é, na visão do maestro, uma forma de unir a tradição ao novo. "Esses jovens estão apontando para o futuro do Brasil na música."


PEÇA RARA

Cena de 'No Rancho Fundo', com Andrea Beltrão, Larissa Bocchino e Alexandre Nero - Fábio Rocha/Globo/Divulgação

A atriz Andrea Beltrão (à esq.), que viverá a matriarca Zefa Leonel na próxima novela das seis da Globo, "No Rancho Fundo", gravou no Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina (MG), as cenas em que encontra a pedra preciosa que vai enriquecer a sua família. O marido da personagem, Seu Tico Leonel (Alexandre Nero), e Quinota (Larissa Bocchino), filha do casal, tentam demover Zefa da ideia de procurar a rara turmalina paraíba na Gruta Azul, que fica no rancho da família. Mas ela insiste e consegue encontrar a pedra.

Criado e escrito por Mario Teixeira, com direção artística de Allan Fiterman, o folhetim estreia em 15 de abril e explora o choque entre o sertão e a cidade.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.