Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Venezuela não quer escalar crise com Lula e define críticas como fato isolado

Governo venezuelano responsabiliza 'funcionários de segundo escalão' pelo que chamam de desinformação sobre o processo eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo da Venezuela pretende limitar as críticas que recebeu do governo brasileiro, às quais respondeu de forma dura, a um episódio pontual que não teria o condão de gerar uma crise com o governo de Lula, considerado um tradicional aliado.

Lula e Nicolás Maduro em reunião de presidentes de países da América do Sul, no Palácio do Itamaraty, em maio de 2023 - Gabriela Biló - 30.mai.2023/Folhapress

TUDO EM PAZ

A coluna apurou que, na opinião de integrantes da administração de Nicolás Maduro, as críticas foram "precipitadas" e fruto de desinformação.

PAZ 2

A prova disso seria o fato de a nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro ter sido divulgada quando um dos candidatos de oposição à Presidência, Manuel Rosales, ainda dava uma entrevista depois de se registrar para a disputa eleitoral.

DE FORA

Outra candidata, Corina Yoris, não conseguiu fazer a sua inscrição, sob o argumento de que não estava filiada formalmente a um partido, como exige a lei. A exclusão dela da disputa motivou a manifestação de "preocupação" do Brasil.

POR FORA

O governo venezuelano, que não citou Lula na nota de resposta às críticas do Brasil, responsabiliza "funcionários de segundo escalão" pelo que chamam de desinformação sobre o processo eleitoral venezuelano.

BONS AMIGOS

Eles não apenas poupam Lula como evitam até mesmo culpar o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, pela carta. E dizem que ela em nada mudou a disposição da Venezuela de seguir mantendo uma boa relação com o atual governo do Brasil.


PASSARELA

A atriz Gloria Pires prestigiou o desfile que o estilista Reinaldo Lourenço apresentou, no domingo (24), em comemoração aos seus 40 anos de carreira. A consultora de moda Costanza Pascolato também compareceu ao evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.