Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu USP

Estudantes de direito querem que USP proíba homenagem a figuras ligadas à ditadura

Estudantes pedem que seja realizada uma reavaliação homenagens já concedidas, inclusive de nomes de espaços na universidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade estudantil da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), protocolou um pedido junto ao Conselho Universitário para que a instituição de ensino proíba homenagens a figuras ligadas ao período da ditadura militar (1964-1985).

Os estudantes também solicitam que seja realizada uma reavaliação, de cada instituto e campus da USP, das homenagens já concedidas a pessoas envolvidas no regime, incluindo nome de espaços dentro dos muros da universidade.

Estudantes cobriram os quadros dos ex-diretores da Faculdade de Direito da USP Luís Antônio Gama e Silva e Alfredo Buzaid com um pano preto - Divulgação

"Equivocadamente, ainda se perpetua o legado maldito destes personagens da história do Brasil na universidade por meio de nomes de salas, bibliotecas, pinturas e outras homenagens a eles conferidos", afirma o ofício enviado.

E segue: "Contudo, não há nada a ser exaltado na trajetória destes indivíduos mandantes de crimes contra a pátria, a ciência e a vida. Não pode a Universidade ferir a memória dos estudantes, docentes e funcionários caçados com tributos aos seus algozes".

Nesta segunda-feira (1º), o XI de Agosto cobriu os quadros dos ex-diretores da Faculdade de Direito Luís Antônio Gama e Silva e Alfredo Buzaid com um pano preto.

Gama foi reitor da USP de 1963 a 1967. Em 1964, já após o golpe, foi nomeado ministro da Justiça e da Educação e Cultura e, três anos depois, assumiu a pasta da Justiça no governo Costa e Silva. Já Buzaid, ex-diretor da faculdade, Alfredo Buzaid, foi ministro da Justiça de Emílio Garrastazu Médici.

O ato faz parte de uma série de manifestações que a entidade estudantil está realizando em memória aos 60 anos do golpe militar, com o mote "Memória, Verdade e Justiça".


FASHION

Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (no fundo),  Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas
Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (ao fundo), Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas - Maurício Nahas/Divulgação

A modelo Cristina Leite chamou as ex-modelos Haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara para lançarem um manifesto fashion contra a pouca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passarelas dos desfiles e no mercado publicitário. Às vésperas de mais uma edição da São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 9 a 14 de abril, elas posaram para as lentes do fotógrafo Mauricio Nahas para a campanha "Nós Não Somos Invisíveis". A imagem não foi editada ou retocada por programas de edição com o objetivo de chamar a atenção para a real beleza feminina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.