Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas aborto Portugal

Filme que registrou périplo de brasileira por aborto na Argentina será exibido em festival português

'Uma Mulher Comum', dirigido por Debora Diniz, conta a história de Scarleth, dona de casa e mãe de três

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um documentário que registrou o périplo de uma brasileira que percorreu mais de 2.000 quilômetros em busca de um aborto legal na Argentina será exibido Festival Porto Femme, na cidade do Porto, em Portugal, na próxima sexta-feira (19).

"Uma Mulher Comum" é dirigido por Debora Diniz, antropóloga e professora de direito da UnB (Universidade de Brasília), e apresenta a história de Scarleth Dantas, 29, uma mulher negra que é mãe de três filhos e ganha seu sustento confeitando bolos e vendendo salgados.

Scarleth Dantas e sua mãe, Margarete Martins, em cena do documentário 'Uma Mulher Comum', de Debora Diniz - Reprodução

No ano passado, depois de não conseguir acessar o serviço de planejamento familiar do SUS (Sistema Único de Saúde) e se descobrir grávida, Scarleth decidiu interromper a gestação por considerar que não dispunha de condições financeiras, psicológicas e estruturais para criar um quarto filho.

Por meio do Projeto Vivas, organização que se dedica a viabilizar o acesso ao aborto legal a brasileiras —seja no Brasil ou no exterior—, a dona de casa viajou a Buenos Aires e foi atendida por um centro de saúde argentino.

Todo o processo, desde a chegada de Scarleth ao equipamento de saúde até a conclusão do procedimento, que teve 12 minutos de duração, é registrado pela diretora Debora Diniz e compartilhado com o público.

Além da antropóloga, a mulher viajou acompanhada de sua mãe, Margarete Martins, e pela advogada Rebeca Mendes, diretora-executiva do Projeto Vivas.

"Scarleth é a mulher comum. É a mulher que sabe o que é a maternidade, quer cuidar dos próprios filhos, e por isso mesmo decidiu por um aborto, mas jamais se arriscaria na clandestinidade. Scarleth saiu do serviço na Argentina já com método contraceptivo", afirma Diniz.

Realizado em parceria com Anis: Instituto de Bioética, "Uma Mulher Comum" já faturou os prêmios de melhor documentário em festivais na França e na Venezuela. Ainda não há previsão para sua exibição no Brasil.

Seu roteiro foi escrito por Diniz em parceria com Nina Galanternick. A produção-executiva é de Luciana Brito, a assistência de produção, de Rebeca Mendes, e a pesquisa, de Elizama Almeida. A consultoria jurídica foi feita por Gabriela Rondon e pela clínica Cravinas, da UnB.


LUZ NA PASSARELA

A estilista Gloria Coelho recebeu convidados para o desfile de sua grife na São Paulo Fashion Week, realizado no domingo (14), na capital paulista. A empresária e consultora de moda Gloria Kalil esteve lá. A modelo e ex-miss Brasil Raissa Santana também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.