Descrição de chapéu União Europeia aborto

França se torna primeiro país do mundo a proteger aborto na Constituição

Sessão conjunta do Congresso aprova medida, e Macron deve promulgá-la na sexta (8), Dia Internacional da Mulher; procedimento é legal no país desde 1975

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A França se tornou nesta segunda-feira (4) o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade da mulher de abortar. A mudança na Carta Magna foi aprovada em uma sessão conjunta das duas Casas legislativas, a Assembleia Nacional e o Senado, e deve ser promulgada pelo presidente Emmanuel Macron na próxima sexta (8) —Dia Internacional da Mulher.

Mulheres em defesa do direito ao aborto reunidas em Paris em dia de votação histórica
Mulheres em defesa do direito ao aborto reunidas em Paris em dia de votação histórica - Dimitar Dilkoff/AFP

Assim como a votação, também o placar foi histórico. O texto recebeu 780 votos a favor, ante apenas 72 contra. Segundo o jornal Le Monde, "uma explosão de alegria saudou o anúncio em frente à Torre Eiffel". No local, havia um telão gigante, iniciativa da Câmara Municipal e da Fundação da Mulher, onde se podia acompanhar os trabalhos do Parlamento. Às 18h49, no horário local, as luzes da torre brilharam e foram detonadas bombas de fumaça roxa, acompanhadas por centenas de pessoas comemorando o resultado.

Os alto falantes tocavam a música "Run the World (Girls)", de Beyoncé, algo como "dominem o mundo (garotas)". A administradora da torre informou à agência de notícias AFP que a comemoração seguiria pela noite, com um show de luzes de cinco minutos sendo acionado a cada hora cheia.

Minutos após o anúncio, Macron celebrou a decisão nas redes sociais. Ele a descreveu como mais um "orgulho francês" e chamou a população a comparecer a um ato no 8 de março. A decisão abrange todas as mulheres que desejarem acessar o procedimento na França, não apenas as cidadãs francesas.

Incluir a interrupção da gravidez na Constituição era uma prioridade legislativa do governo Macron, que movimentou sua base no Parlamento como resposta a uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que revogou o direito ao aborto em nível federal no país em junho de 2022.

O aborto é descriminalizado na França desde 1975, quando foi aprovada a lei Simone Veil, batizada com o nome da ministra da Saúde de centro-direita que propôs o texto. A legislação permite que as mulheres se submetam ao procedimento até a 14ª semana de gestação, mas a prática não tinha proteção constitucional, o que a colocava sob risco de ser derrubada pela Justiça, como temiam apoiadores do projeto.

"A lei de 1975 continua em vigor, mas agora o aborto está inscrito no texto constitucional, especificamente na previsão dos direitos fundamentais", diz Gabriela Rondon, advogada e pesquisadora do Anis Instituyo de Bioética. "O que muda é o status da proteção. Por isso foi uma votação histórica, o primeiro país do mundo a colocar o aborto na Constituição. É uma mensagem global da importância de se proteger a liberdade reprodutiva das mulheres."

Antes da França, lembra Rondon, o Chile havia proposto recentemente incluir o procedimento na Carta Magna —mas o texto foi rejeitado pelos chilenos no referendo de setembro de 2022, em uma derrota para o presidente Gabriel Boric. O aborto segue proibido no país, exceto em casos de estupro, risco de vida para a mãe ou quando o feto não pode sobreviver fora do útero.

A aprovação da mudança constitucional na França foi comemorada por entidades feministas. "Foi um longo trabalho da sociedade civil até a aprovação da nova lei, e estamos muito satisfeitas", diz Noemie Gardais, porta-voz da Le Planning Familial, uma das mais antigas organizações a favor do aborto no país. "Foi o texto possível de atingir por meio da negociação e da conciliação, assim como a lei Veil de 1975."

Isso porque organizações feministas e parlamentares mais à esquerda pressionaram o governo para que a nova lei fizesse menção explícita ao "direito ao aborto", e não apenas à "liberdade da mulher de abortar", como ficou no texto final. Ainda assim, a Planning Familial considera a mudança um grande avanço.

"É um enorme sinal para feministas no mundo tudo, na Hungria, na Polônia, na Argentina [onde o governo Javier Milei ameaça reverter a liberação do aborto]. Agora, mesmo que a ultradireita chegue ao poder na França, há mais um nível de proteção, e a ameaça é menor", diz Gardais.

Ainda assim, o apoio ao aborto é praticamente um consenso no país —a nova lei tinha o aval de 86% dos franceses, de acordo com uma pesquisa do instituto Ifop de 2022, foi aprovada com ampla maioria nas duas Casas e contou inclusive com o voto da líder da oposição, Marine Le Pen.

Uma série de fatores explica esse consenso —o principal deles, a relação dos franceses com a fé. "Por motivos históricos, a França é um país onde a religião não tem tanta importância na política, não impõe pautas", diz Thomas de Barros, doutor em teoria política pela universidade Sciences Po, em Paris. "Faz parte da cultura francesa a ideia de que o cidadão deve ser protegido de ter uma religião imposta a ele. A própria ideia do que é ser republicano está ligada à separação entre Igreja e Estado."

Torre Eiffel iluminada com a mensagem 'my body, my choice' (meu corpo, minha escolha) após decisão que inscreveu direito ao aborto na Constituição da França - Abdul Saboor - 4.mar.24/Reuters

Como em outros países europeus, a quantidade de pessoas religiosas vem caindo na França. Dados do Insee, instituto equivalente ao IBGE no país, mostram que 51% da população francesa não têm religião, enquanto 29% professam o catolicismo, 10%, o islamismo, e 9%, outras religiões.

Também há o fato de que o aborto é legalizado no país há quase 50 anos, uma mudança proposta por uma ministra da saúde de centro-direita e aprovada com negociações no Parlamento. "O maior desafio foi convencer a direita, mas como a lei veio de uma política desse campo, muitas críticas na época acabaram desarmadas", diz Barros.

O que não significa dizer que não existam oponentes —o movimento Marcha pela Vida, por exemplo, organizou um protesto silencioso em Paris na última terça (27), quando a mudança na Constituição foi aprovada no Senado. Marie-Lys Pellissier, membro da organização antiaborto, diz que, com a aprovação da lei, o governo Macron "faz pouco caso dos direitos humanos, da liberdade de consciência e da Constituição, que não foi feita para resguardar liberdades pseudo-individuais".

Com cerca de 550 pessoas, Pellissier participou de um novo protesto contra a decisão nesta segunda, nos arredores de Versalhes. "O aborto consiste em eliminar um ser humano no ventre da sua mãe ", disse.

Manifestantes do Marcha pela Vida protestam contra a mudança da lei do aborto na França; na faixa, os dizeres "liberdade de consciência" - Kiran Ridley - 28.fev.2024/AFP

Barros diz que "algumas pessoas poderiam dizer que Macron faz isso agora para conquistar a esquerda", lembrando que o presidente francês teve uma série de embates recentes com o campo ideológico, como na reforma da Previdência e na aprovação de leis mais rígidas contra a imigração. "Mas aprofundar a igualdade entre mulheres e homens já era uma prioridade desse segundo mandato de Macron, e é um processo que começou no fim de 2022. Então isso acaba escapando dos debates de curto prazo."

O estopim para a aprovação da nova lei no país foi a derrubada, depois de 50 anos, do direito ao aborto em nível federal nos EUA. A introdução da nova lei cita explicitamente a revogação do direito à interrupção da gravidez pela Suprema Corte americana em junho de 2022, que derrubou uma decisão de 1973 conhecida popularmente como Roe vs. Wade.

No Brasil, o aborto é ilegal, exceto em casos de estupro, quando há risco à vida da mãe, ou quando há anencefalia do feto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.