Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Globoplay lançará série documental sobre Senna nos 30 anos da morte do piloto

Em três episódios, 'Senna por Ayrton' é narrada em primeira pessoa a partir de entrevistas dadas pelo tricampeão de F1 para a Globo e para outros veículos de comunicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No próximo dia 1º de maio, quando completará 30 anos da morte de Ayrton Senna, o Globoplay vai lançar uma série documental sobre a vida e a carreira do piloto.

"Senna por Ayrton" foi desenvolvida pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Globo e apresenta o próprio atleta contando a sua história, em primeira pessoa.

Para conseguir esse resultado, foi feita uma extensa pesquisa em cerca de 150 horas de gravações de entrevistas concedidas pelo tricampeão de F1 não apenas para a Globo, mas também para outros veículos de comunicação no Brasil e no exterior.

O piloto Ayrton Senna. Foto: Jorge Araujo / Folhapress - Folhapress

Há ainda depoimentos de amigos e familiares recuperados de vídeos antigos. Segundo a plataforma, não foram gravadas novas entrevistas para a produção. Questionada pela coluna, o Globoplay diz que as apresentadoras Xuxa e Adriane Galisteu, que foram namoradas de Senna, também aparecem na série em imagens de arquivo.

"Seguimos sempre pelo ponto de vista dele sobre tudo o que viveu", diz o diretor Rafael Pirrho. Ele é responsável pela direção do documentário ao lado de Rafael Timóteo. Os dois também assinam o roteiro com Camila Côrtes e José Emílio Aguiar.

"Senna por Ayrton" terá três episódios.

Outras produções e especiais também são preparadas para homenagear o piloto brasileiro, que morreu aos 34 anos após sofrer um acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

Na Globo, o Bom Dia SP vai exibir, a partir da próxima segunda (29), uma série de reportagens sobre a relação de Senna com São Paulo, especialmente a Zona Norte, onde ele morou na infância.

"Ele tinha muito orgulho de ser do Brasil, de ser de São Paulo e, de fato, a gente morou muitos anos na Zona Norte, em diversos bairros. Ele nunca perdeu a humildade de ser brasileiro, paulista, e uma pessoa que veio de uma condição que, muitas vezes, não seria considerada a melhor", diz Viviane Senna, irmã do piloto.

Já a Netflix deverá lançar ainda neste ano a série "Senna", que será estrelada pelo ator Gabriel Leone e conta também com Alice Wegmann no elenco.


SOM

O cantor e compositor Saulo Duarte - Haroldo Saboia/Folhapress

O cantor e compositor Saulo Duarte vai lançar o single "Sagitariano" na próxima quinta-feira (25). A canção flerta com a lambada eletrônica e é inspirada em nomes como Aldo Sena e Raimundo Soldado.

Ela integrará o novo disco do artista, intitulado "Digital Belém". Em seus trabalhos, Saulo mistura elementos de reggae, funk e rock aos ritmos latino-amazônicos como carimbó, cumbia e guitarrada.

"Essa [nova] faixa é uma síntese precisa do conceito do meu novo álbum: elementos eletrônicos tocando os ritmos paraenses, um universo novo para mim", afirma.

O trabalho tem produção musical assinada por Lucas Martins e estará disponível nas plataformas digitais no dia 4 de julho.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.