Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

José de Abreu vence ação de R$ 100 mil que escritor Mario Sabino movia contra ele

Justiça nega pedido de indenização por afirmar que ambos já 'travaram diversas trocas de ofensas' nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo negou pedido de indenização feito pelo escritor e jornalista Mario Sabino contra José de Abreu. Cabe recurso.

Sabino solicitava o pagamento de R$ 100 mil por danos morais por uma publicação feita nas redes sociais em que o ator o chamava de canalha e destruidor de reputação.

O ator José de Abreu durante lançamento na Livraria da Vila, em São Paulo - Ronny Santos - 13.jun.2023/Folhapress

Em sua decisão, o juiz Fernando Antonio Tasso, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, argumentou que os dois já "travaram diversas trocas de ofensas" nas redes sociais e em jornais e, portanto, o pedido indenizatório não se justificaria.

O magistrado também condenou Sabino a pagar as despesas processuais e os honorários advocatícios, que foram fixados por ele em 10% do valor da causa.

"Entendo que os comentários perpetrados pelo réu têm palavreados ofensivos e de baixo calão, mas a recíproca também é verdadeira, conforme notícias acostadas aos autos pela parte ré", diz o magistrado.

A defesa de José de Abreu apresentou publicações escritas por Mario Sabino. "Ele me persegue há anos", diz Abreu à coluna.

O escritor diz que vai recorrer da decisão e nega qualquer tipo de perseguição. "É mentira que ‘persigo’ o ator de novelas José de Abreu. Tenho mais o que fazer. Ele é que, na sua militância política, não tem limites na propagação de 'fake news'. O meu advogado recorrerá da decisão em primeira instância", afirma.

O magistrado Fernando Tasso cita também outras decisões judiciais de casos semelhantes que apontam que não é possível reconhecer o abalo moral quando fica evidente o intuito dos dois lados em propagar ofensas pessoais.

O juiz afirma ainda que ambos são pessoas públicas e que José de Abreu apagou o conteúdo que foi identificado como "fake news" —tratava-se de uma notícia falsa sobre o site Antagonista, fundado por Mario Sabino.

"Assim, sopesando os elementos de provas coligidos nos autos, sobretudo as ofensas bilaterais e por se tratarem de pessoas públicas, há evidências de que os dizeres da parte ré, embora sejam aptos a gerar descontentamento, não causaram abalo ao autor a justiçar o seu pedido indenizatório", afirma.


É PIQUE!

A cineasta Tata AmaraL prestigiou a festa de 30 anos de existência do Bar Balcão, nos Jardins, em São Paulo. O dono do estabelecimento, Francisco Millan, o Chico, recebeu os convidados na celebração, que ocorreu na noite de segunda-feira (1º).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.