Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Congresso Nacional

José Dirceu retorna ao Congresso depois de 19 anos para cerimônia que lembra 60 anos de golpe

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues anunciou a presença do ex-ministro entre aplausos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu retornou ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2) para participar de uma sessão em celebração à democracia que lembrou os 60 anos do golpe militar. É a primeira vez em 19 anos que ele volta a um evento no Legislativo após ter seu mandato cassado em 2005, em meio ao escândalo do mensalão.

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) anunciou a presença do ex-ministro entre aplausos no plenário do Senado.

"Com enorme honra eu destaco e agradeço a presença, nesta mesa, deste companheiro, que agradeço a Deus a possibilidade de, na minha formação política, ter sido um dos formadores dos melhores momentos do Partido dos Trabalhadores", disse Randolfe.

E seguiu: "Meu querido José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-deputado federal, militante político da resistência à ditadura entre os anos de 1960 e 1970. Zé é uma honra, para nós, ter você conosco aqui nesta mesa".

O ex-ministro José Dirceu discursa durante sessão especial em celebração à democracia no Congresso Nacional
O ex-ministro José Dirceu discursa durante sessão especial em celebração à democracia no Congresso Nacional - Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-ministro também discursou. "Quase não aceitei [o convite], porque desde o dia da madrugada de 1º de dezembro [de 2005], quando a Câmara dos Deputados cassou meu mandato, que o povo de São Paulo tinha me dado pela terceira vez, eu nunca mais voltei ao Congresso Nacional. Mas acredito que João Goulart merecia e merece a minha presença hoje aqui", disse José Dirceu.

O presidente-executivo do Instituto João Goulart, João Vicente Goulart, e a viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Goulart, estavam presentes na cerimônia. O ex-ministro afirmou também que o golpe militar trouxe "o terror, a repressão" ao país.

José Dirceu ainda defendeu mudanças na Forças Armadas, criticou a relação dos militares com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e citou o ataque à sede dos Três Poderes. "Não basta a desmilitarização e a volta aos quartéis. Isso aconteceu em 1988. O comprometimento das Forças Armadas com o governo Bolsonaro e o 8 de janeiro está aí", disse.

"A democracia está em risco porque não se fizeram as reformas estruturais, porque não há uma democracia social. Quando uma democracia social deixa de existir, a democracia institucional, política, corre risco. Para consolidar a democracia brasileira, nosso papel é fazer uma revolução social no Brasil, desconcentrar a renda, riqueza e propriedade", afirmou ainda.

E seguiu: "É preciso ir à questão principal, que é a educação nas escolas militares, o sistema de promoções e a prevalência do poder civil sobre o militar. Se quisermos que não voltemos a 8 de janeiro ou 31 de março, o Congresso Nacional tem que fazer um debate das Forças Armadas."

"O nosso povo resiste, luta. Se temos democracia é por isso. Como a extrema direita e o conservadorismo cresceram no mundo todo, inclusive na América do Sul, nós tivemos agora a eleição na Argentina de um governo de extrema direita [em referência a Javier Milei], é preciso recolocar que é a luta política, social que faz a lei. Esse é o nosso papel. Por isso nós relembramos 64. Por isso que é um compromisso irrenunciável os esclarecimentos sobre os mortos e os desaparecidos", prosseguiu.

Dirceu foi condenado em 2012 pelo mensalão a 7 anos e 11 meses de reclusão, mais multa, e foi preso em 15 de novembro de 2013. No final de 2014, foi autorizado a cumprir o restante da pena em sua própria residência. A pena do ex-ministro no mensalão foi extinta em outubro de 2016. Ele também chegou a ficar preso no âmbito da Lava Jato.

Há anos afastado dos holofotes, o ex-ministro deu uma demonstração do prestígio que mantém nos bastidores ao reunir, no mês passado, em Brasília, políticos de diferentes matizes para a celebração de seus 78 anos.

Como mostrou a Folha, do petista Fernando Haddad (Fazenda) ao ministro do centrão Juscelino Filho (Comunicações), da União Brasil, dez ministros passaram pelo salão abarrotado de convidados.

A festa de aniversário foi regada a vinho e uísque, e a música ficou por conta de uma banda de rock.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.