Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus TSE Governo Lula

Moro divide TRE-PR: veja quem deve votar a favor e contra a cassação

Sete magistrados vão decidir se o ex-juiz cometeu ou não abuso econômico nas eleições de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O julgamento de Sergio Moro (União Brasil-PR) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) intensificou as apostas sobre o resultado entre profissionais do Direito do estado que estão familiarizados com as votações da corte.

A coluna consultou tanto advogados e juristas que defendem que Moro seja cassado quanto os que sustentam a inocência dele. Pelas análises, o ex-juiz precisaria conquistar apenas mais um voto para a sua absolvição.

Sergio Moro em sessão no Congresso - Evaristo Sa - 17.out.23/AFP

Dos sete magistrados que participam do julgamento, dois sempre foram considerados votos seguros contra Moro. Outros dois eram contabilizados como favoráveis a ele.

Três eram considerados um mistério antes do início da sessão de julgamento.

Como o relator do processo, Luciano Falavinha Souza, votou contra a cassação, Moro já soma três juízes a seu favor. Com mais uma adesão, ele se livra do afastamento.

As análises sobre os demais votos se baseiam em posições já expressadas pelos integrantes do TRE-PR em outros julgamentos ou em declarações anteriores, ainda que feitas fora da Corte.

Os juízes Julio Jacob Junior e José Rodrigo Sade são considerados votos certos contra Moro. Os dois ocupam as vagas destinadas a advogados no tribunal.

Eles integraram uma lista sêxtupla de advogados indicada pelo Tribunal de Justiça do PR, e foram escolhidos e nomeados pelo presidente Lula (PT).

O voto de Jacob, por seus posicionamentos anteriores, é considerado inabalável. O de Sade poderia mudar no desenrolar do julgamento, mas ainda assim ele é computado como anti-Moro.

Os juízes Guilherme Frederico Hernandes Denz e Claudia Cristina Cristofani são considerados votos seguros a favor de Moro.

Ambos fizeram carreira na magistratura. Ela é desembargadora e ele, juiz de Direito.

O maior mistério do julgamento era o voto do relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha Souza. Atos e palavras do magistrado levavam os dois lados da contenda a imaginar que ele seria um voto contrário a suas demandas. Falavinha votou contra a cassação do ex-juiz, decepcionando os que se opõem a ele.

O juiz Anderson Ricardo Fogaça também é tido como um voto indecifrável até o momento.

O presidente do Tribunal, Sigurd Roberto Bengtsson, só vota em caso de empate. Poucos arriscam dizer, neste caso, para que lado do muro o voto dele penderá.

Sergio Moro é alvo de duas ações que o acusam de abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida dos meios de comunicação social em sua pré-campanha em 2022. Elas são movidas pelo PL (Partido Liberal) de Jair Bolsonaro e pela Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PC do B e PV, legendas da base do governo Lula.

As ações serão analisadas em conjunto. Moro nega a prática dos crimes.


FASHION

Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (no fundo),  Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas
Da esq. para a dir.: Haag Campedelli, Cristina Leite (ao fundo), Andrea Clara e Paula Franco (sentada) posaram para o fotógrafo Mauricio Nahas - Maurício Nahas/Divulgação

A modelo Cristina Leite chamou as ex-modelos Haag Campedelli, Paula Franco e Andrea Clara para lançarem um manifesto fashion contra a pouca representatividade das mulheres com mais de 50 anos nas passarelas dos desfiles e no mercado publicitário. Às vésperas de mais uma edição da São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 9 a 14 de abril, elas posaram para as lentes do fotógrafo Mauricio Nahas para a campanha "Nós Não Somos Invisíveis". A imagem não foi editada ou retocada por programas de edição com o objetivo de chamar a atenção para a real beleza feminina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.