Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público cobra explicações da Prefeitura de Juazeiro sobre estátua de Daniel Alves

Desde que o ex-jogador foi condenado por estupro, moradores pedem retirada da peça, que já foi vandalizada algumas vezes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) determinou que a Prefeitura de Juazeiro explique, em um prazo de cinco dias, como se deu a autorização que permitiu a colocação de uma estátua do ex-jogador de futebol Daniel Alves no centro da cidade.

A promotora Daniela Baqueiro Vargas Leal também questiona o município se o monumento "trata-se de um bem público" de Juazeiro. Daniel Alves foi condenado pelo estupro de uma jovem em uma boate em Barcelona em dezembro de 2022.

Estátua em homenagem ao ex-jogador Daniel Alves em Juazeiro (BA) foi coberta com tinta branca após condenação por estupro
Estátua em homenagem ao ex-jogador Daniel Alves em Juazeiro (BA) foi coberta com tinta branca após condenação por estupro - Portal Preto no Branco

A manifestação do MP-BA se dá no âmbito de uma representação feita pela publicitária e ativista Manuella Tyler Medrado. Ela pede a remoção imediata da estátua.

"É preciso ressaltar a necessidade de retirada de tal monumento, que não apresenta orgulho nem representa os ideais que o ordenamento público prevê. Visto que em nossa Constituição e corpo normativo legal, prevemos o crime de estupro e violência sexual como crime de natureza gravíssima e que afeta a toda a coletividade", diz Medrado na ação.

Depois da condenação de Daniel Alves, moradores passaram a cobrar a remoção da peça.

A obra, inaugurada em dezembro de 2020 pela prefeitura em homenagem ao ex-jogador nascido em Juazeiro, já foi alvo de depredações algumas vezes. Em uma delas, a imagem do ex-lateral-direito foi coberta com um saco preto e fitas adesivas. Em outra oportunidade, uma tinta branca foi jogada sobre a estátua.

Produzida pelo artista plástico Leo Santana, a estátua exibe Daniel Alves em tamanho real com a camisa da seleção brasileira e uma bola de futebol nos pés.

O ex-jogador saiu da prisão, em liberdade provisória, no final de março após pagar uma fiança de € 1 milhão, o equivalente a R$ 5,5 milhões.


ESTANTE

A escritora e curadora Diane Lima recebeu convidados no lançamento do livro "Negros na Piscina: Arte Contemporânea, Curadoria e Educação" (editora Fósforo), organizado por ela. O diretor artístico do IMS (Instituto Moreira Salles), João Fernandes, prestigiou o evento realizado no Sesc Pompeia, em São Paulo, na noite de terça-feira (9). O artista Paulo Nazareth esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.