Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Missa de sétimo dia de Vinicius Gonzaga Fávero será realizada na Paróquia São Gabriel Arcanjo

Filho da procuradora Eugênia Augusta Gonzaga, ele foi fundamental na luta por uma educação inclusiva no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A missa de sétimo dia em memória de Vinicius Gonzaga Fávero será realizada na noite desta terça (2), na Paróquia São Gabriel Arcanjo, em São Paulo.

O jovem de 24 anos morreu na semana passada, vítima de dengue e de uma infecção hospitalar.

Filho da procuradora regional do Ministério Público Federal, Eugênia Augusta Gonzaga, Vinicius inspirou a mãe a lutar pela educação inclusiva no país com o objetivo de que seu filho ou qualquer criança com Down ou outra deficiência pudesse frequentar escolas normais.

O jovem Vinicius Gonzaga Fávero
O jovem Vinicius Gonzaga Fávero - Facebook

O jovem estudou no Colégio Dante Alighieri. Na formatura, foi eleito a melhor pessoa e o melhor fotógrafo, como lembrou o seu padrasto, o jornalista Luís Nassif.

Depois da escola, ele se formou em fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design. Recentemente, tinha conseguido emprego em uma consultoria.

"Vinão virou estrela. Jamais sairá da lembrança de todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Merecia que seu nome pudesse marcar um dia do ano, para celebrar a grande batalha pela inclusão escolar", escreveu Nassif no texto em homenagem ao enteado: "A morte de Vinicius, meu tipo inesquecível" (leia a homenagem completa aqui).

Nassif narrou um dia em que Fernando Haddad fez um reconhecimento público a Eugênia, que defendeu a pauta da inclusão inspirada em seu filho.

"O programa de educação inclusiva saiu por causa dela [Eugênia], que não largava do meu pé", disse o ministro ao jornalista na ocasião. Haddad realizou um projeto que incluiu 9000 mil crianças com deficiência na rede federal.

Nassif relata que a vida de Vinicius era cheia de amigos. "Seu mundo era muito simples, só de afetos, sem complicações. E acompanhei sua construção. Cada pessoa que entrava em sua vida não saía mais, graças a uma memória excepcional. E tinha uma sensibilidade única para identificar pessoas vulneráveis", narra o jornalista.

O enteado ainda gostava muito de música, do sertanejo à ópera, e do cineasta Tim Burton.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.