Muniz Sodré

Sociólogo, professor emérito da UFRJ, autor, entre outras obras, de “Pensar Nagô” e “Fascismo da Cor”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Muniz Sodré
Descrição de chapéu forças armadas

Uma morte premonitória

Marielle Franco representa a vitimização de corpo e alma nacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma promessa solene do governo com expectativa global é dar prioridade a uma resposta sobre quem mandou matar Marielle Franco e por quê. Há razões para se esperar uma solução, somando-se o empenho federal ao do Ministério Público do Rio. Por aparente coincidência, tornou-se agora possível o cruzamento de dados digitais, depois de longa e desgastante negociação entre o Google americano e os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Já existe um suspeito como mandante. O cruzamento poderá ligá-lo aos executores, presos à espera de julgamento. O porquê, entretanto, será simplificado na mera imputação de uma causa a alguém. Causa é, no limite, um princípio simplificador, ou seja, exclusão de fatos e conhecimento incompleto. É origem lógica de uma verdade, mas costuma deixar em aberto uma gama ampla de realidade.

Homenagem a Marielle Franco no escadão da rua Cardeal Arcoverde com a rua Cristiano Viana, em São Paulo - Zanone Fraissat - 7.dez.20/Folhapress

Em aberto fica a apreensão plena das circunstâncias de cinco anos atrás quando a face então obscura da barbárie nacional saía do armário no Rio. Cúmplices de milícias exterminadoras exibiam o seu trânsito entre câmaras legislativas e territórios urbanos ocupados para exploração fundiária e escravização de populações entregues à indiferença ou à violência do Estado. A aliança política com a criminalidade graúda (os miúdos preenchem estatísticas de óbitos em "autos de resistência" policiais) gerou monstros onipotentes, premiados com medalhas oficiais por "serviços prestados".

Respeitosa das instituições, a vereadora Marielle não tinha nada de militância política exaltada. Pareceu-me "um coração batendo no mundo" (Clarice Lispector, "Água Viva"), atenta ao entorno imediato, sua fala de acordo com os atos: paradigma de uma solidariedade nova. Pragmaticamente, tentava resolver problemas imobiliários em comunidades desfavorecidas. Subjetiva e objetivamente, rompia amarras, desatava nós.

Querendo ou não, ela mexia em vespeiro de bandidos. Seria pretexto para recado mafioso ao seu grupo, essencialmente antimiliciano. Ou talvez a intelectual coletiva feminina, homossexual, negro-mestiça em ascensão política fosse existencialmente insuportável ao mal que se urdia nos currais das armas e dos votos. Nada é transparente num pano de fundo desses.

Mas a morte de Marielle representa a vitimização premonitória de corpo e alma nacionais, depois cumprida na eleição presidencial e nos fatos trágicos subsequentes. Indignação à parte, pouco se analisou a quebra da placa com seu nome em um palanque: admissão pública de um torpe acumpliciamento com o assassinato e com a sordidez que chegava em onda. O mandante é necessariamente um múltiplo, assim como o nome do diabo é Legião.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.