Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa
Descrição de chapéu juros inflação

Inflação volta ao centro do debate econômico norte-americano

Ainda é muito cedo para decretar o fracasso (ou sucesso) da estratégia econômica de Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A inflação voltou ao centro do debate econômico norte-americano, com alguns analistas ressuscitando fantasmas dos anos 1970, como se os Estados Unidos estivessem na iminência de descontrole monetário.

Na prática, a realidade é outra. O banco central de lá (Fed) pode lidar com o aumento de preços se e quando quiser, com variações moderadas da taxa de juro. O debate é mais sobre comunicação do Fed do que sobre grave desequilíbrio econômico.

De um lado, a rápida recuperação norte-americana criou gargalos produtivos em vários setores, com forte elevação dos preços de alguns insumos. O repasse desse aumento de custos criou "elevação temporária" de alguns preços ao consumidor.

Biden na Casa Branca após comentar o cessar-fogo entre Israel e Hamas - Jonathan Ernst - 20.mai.2021/Reuters

Do outro lado, a recuperação da renda gerou maior demanda por trabalho em um momento no qual trabalhadores norte-americanos não aceitam trabalhar por qualquer salário, pois milhões de famílias recebem (ainda bem) auxílio emergencial do governo.

Para alguns analistas, o repique inflacionário dos EUA seria indicador de excesso da resposta fiscal à recessão da Covid. Biden teria exagerado na dose, e agora o resultado será inflação e juro alto por muitos anos. Acho essa visão exagerada por dois motivos.

Primeiro, até agora, a aceleração de preços é similar ao que ocorreu em 2010-11, que também gerou temores inflacionários que não se materializaram. Na saída de uma recessão, é normal ocorrerem pressões de demanda. Se a recuperação for acompanhada de aumento de produtividade, essas pressões se dissipam. Ainda é muito cedo para decretar o fracasso (ou sucesso) da estratégia econômica de Biden.

Segundo, se o Plano Biden der certo, o juro real norte-americano subirá. Na última década, vários economistas corretamente retrataram juro real negativo como problema, uma vez que isso indica "estagnação secular" da economia: baixo crescimento do emprego e da produtividade.

Caso os EUA se recuperem como esperado pelo governo Biden, haverá aumento de juro real por lá, voltando ao patamar pré-crise de 2008, o que não será tragédia nem fracasso se isso for acompanhado de crescimento do salário real e redução de desigualdade.

Quando comparamos as expectativas de juro para os próximos anos, por enquanto a situação dos EUA indica o que nós, economistas, chamamos de "reversão à média": retorno à situação pré-Covid. Pode ser que piore? Pode, e aí entra o problema de comunicação do Fed.

No ano passado, no auge da pandemia, o Fed deu a entender que manteria sua taxa básica de juro (Fed funds rate) próxima de zero até o fim de 2022. O anúncio visava reforçar as ações anticrise de 2020, mas promessas monetárias muito longas dificilmente são críveis.

Agora que os EUA se recuperam rápido e, portanto, a estratégia de Biden parece dar certo, tudo indica que o Fed terá de subir os juros muito antes do que esperava. Quando? Provavelmente no fim deste ano ou no início de 2022, e aí está a queda de braço no mercado financeiro mundial.

Há grande especulação sobre quando o Fed mudará de postura e admitirá elevação de juro mais cedo do que em 2023. Quando isso ocorrer, o dólar se apreciará, atenuando as pressões inflacionárias por lá.

E de quanto será esse aumento de juro? Segundo as expectativas de mercado divulgadas pelo Institute of International Finance, a Fed funds rate sairá de 0,25% hoje para 0,5% em 2023.

Acho que será maior, que a Fed funds rate chegará a 1%, mas ainda assim é difícil chamar isso de fracasso se a economia de lá estiver com inflação de 2%, PIB crescendo entre 2% e 3% e pleno emprego.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.