Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

China, Índia e Turquia 'desafiam EUA' com armamento da Rússia

Segundo revista, nas simulações militares americanas de conflito 'contra Rússia e China' no Pacífico, EUA já perdem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do privado South China Morning Post, de Hong Kong, “Rússia e China desafiam Estados Unidos com entrega de sistema antiaéreo”. No ano passado, segundo o jornal, a agência chinesa de equipamento militar já havia sido sancionada por Washington pela compra de armamentos russos.

O sistema estaria a caminho da China, segundo a agência de notícias russa Tass. O SCMP ressaltou que a entrega acontece “em seguida à primeira patrulha aérea conjunta de aviões de guerra russos e chineses no Mar do Leste da China e no Mar do Japão” —que teria causado um incidente com a Coreia do Sul, o que é negado pela Rússia.

O sistema antiaéreo S-400 é o mesmo que foi encomendado pelos também emergentes Índia e Turquia, provocando ameaça de sanções e outras respostas dos EUA.

Segundo a revista The Atlantic, as simulações do Departamento de Defesa americano, de conflito militar “em que os EUA lutam contra Rússia e China”, o país perde. Num dos enunciados da reportagem, “Em sua própria região, China tem a vantagem”.

RÚSSIA & CHINA

Na capa acima, a revista britânica The Economist faz trocadilho de "Irmãos de armas" com a Rússia "nos braços" da China, dizendo que a primeira sai perdendo com a parceria —e o Ocidente deveria explorar essa suposta divergência.

BRASIL & CHINA

No despacho da agência anglo-canadense Reuters, de Brasília, “Ministros do exterior da China e do Brasil discutem cooperação em infraestrutura e outras áreas”.

Wang Yi defendeu “colaborar mais” também em agricultura, mineração e aviação. Ernesto Araújo confirmou que Jair Bolsonaro vai a Pequim em outubro e que Xi Jinping viaja para Brasília em novembro, para a cúpula anual dos países Brics.

INTRIGA

No exterior, de Washington Post e New York Times ao francês Le Figaro e serviços como a Bloomberg, o que repercutiu até o momento da operação da Polícia Federal foi que as mensagens de Bolsonaro foram comprometidas. No título do WP, “Celular de presidente brasileiro é hackeado e intriga da Lava Jato se amplia”.

NEM AUDIÊNCIA

Na manchete digital do NYT ao longo da quinta-feira, “Impeachment de Donald Trump é muito menos provável após depoimento de Robert Mueller”, o promotor especial que o investigou por dois anos.

Na submanchete, “Audiência de TV de depoimento não foi o que se esperava”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.