Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Petróleo dispara após ataque ao 'coração' da Arábia Saudita

Na noite de domingo, preços saltaram até 20%; FT prevê 'semanas' de produção reduzida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já noite de domingo, o Washington Post abriu no alto da home a notícia de última hora, “breaking news”, com fundo vermelho: “Preços do petróleo cru saltam 18%”.

Veículos econômicos como Financial TimesThe Wall Street Journal e Les Échos vinham em alarme desde o sábado, com enunciados como “Arábia Saudita enfrentará semanas com produção reduzida de petróleo”, do primeiro. Ou ainda, do jornal francês, “Petróleo saudita é atingido no coração” e produção é “amputada pela metade”.

Na noite de domingo, as manchetes financeiras mudaram para "Preços do petróleo disparam” no mundo e nos EUA, apontando aumentos de até 20%.

WP e New York Times, não financeiros, seguiram dando mais atenção às acusações americanas de que o ataque seria obra do Irã, não dos houthis, que combatem a Arábia Saudita no Iêmen e assumiram responsabilidade.

No primeiro, “EUA estudam como responder”. No segundo, “Fotos implicam Irã, dizem EUA” e “Trump sugere ação militar” em tuíte.

‘WHERE'S MY FAVORITE DICTATOR?’

O WSJ noticiou (acima) e o Drudge Report destacou que o presidente Donald Trump, há três semanas, num quarto do Hotel du Palais, em Biarritz, durante a cúpula do G7, falou em voz alta e foi ouvido por autoridades americanas e egípcias: “Onde está o meu ditador favorito?”.

Era uma referência ao presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, que recebeu pouco depois.

DEPENDÊNCIA

Sob o título “Um Brexit latino-americano? Analisando a ameaça do Brasil no Mercosul”, a Bloomberg questiona a intimidação do presidente Jair Bolsonaro, que falou em deixar o bloco no caso de vitória da esquerda na Argentina.

A análise sublinha que, nos últimos dez anos, o superávit do Brasil com os outros três do Mercosul foi “maior do que aqueles com a China e com a União Europeia”. E que a Argentina “é um dos poucos países que compram os produtos com valor adicionado do Brasil e não só as suas commodities”.

ATÉ FOX NEWS

O noticiário negativo sobre a Amazônia prossegue, inclusive por veículos da direita americana e britânica, como Fox News e New York Post, do magnata Rupert Murdoch, e o Telegraph, onde escrevia o primeiro-ministro Boris Johnson.

BOICOTES, SANÇÕES E TARIFAS

E o presidente do Council on Foreign Relations, o republicano Richard Haas, voltou ao ataque com longo artigo em que defende: “Chegou a hora de considerar punições para um governo como o do Brasil, se se recusar a cumprir suas obrigações com o mundo. As penalidades podem incluir boicotes, sanções e tarifas”.

Diz que, “assim que os efeitos do desmatamento transbordam fronteiras, o que acontece no Brasil se torna preocupação legítima de outros”.

‘NOSSO MUNDO’

O tabloide britânico Daily Mirror, em capa compartilhada até pelo líder trabalhista Jeremy Corbyn, foi à Amazônia e vê o planeta "sufocando até a morte".

"Exclusiva", a reportagem vem sendo questionada no Guardian, que vê plágio de sua própria cobertura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.