Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Com Alberto Fernández, cresce a aliança 'ArgenChina'

Pequim também propõe 'aliança industrial de soja' à Rússia, noticia South China Morning Post

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No noticiário intermitente sobre a aproximação sino-argentina, La Nación e Clarín, de Buenos Aires, informam que o país vai agora iniciar testes com a vacina Sinopharm.

A relação avança em várias frentes, como atestou a revista Noticias, ligada ao jornal Perfil, com a manchete “ArgenChina” (abaixo, com fotomontagem do presidente Alberto Fernández) e destaque para as “novas relações carnais”, como aquelas que o país tinha com os EUA.

Fernández planeja uma "viagem estratégica" a Pequim em novembro.

A partir da capa, o serviço mundial da BBC foi levantar “Por que a China desbancou o Brasil como maior parceiro da Argentina”, não só comercial. Diz que Pequim “não quer ficar centralizada num só país”, daí Argentina, Chile etc.

O La Nación acaba de acrescentar outro possível fator para a mudança, recorrendo a uma reportagem do espanhol El País, sob o título “Brasil: as dúvidas sobre sua recuperação econômica”.

SOJA RUSSA

No South China Morning Post, “China propõe ‘aliança industrial de soja’ com a parceira estratégica Rússia”, integrando a produção nos dois países, visando “diversificar fornecedores”.

EUA SEM TIKTOK?

O canal americano CNBC noticiou que o Walmart se uniu à Microsoft para tentar comprar o TikTok nos EUA e que o negócio pode sair "nos próximos dias".

Já o SCMP, com Reuters, destacou que a Bytedance, dona chinesa do TikTok, ordenou aos engenheiros “preparar para encerrar operações nos EUA” em dois meses, no prazo dado por Donald Trump.

CHINA & JPMORGAN

No alto do Wall Street Journal, “IPO gigante da Ant evita Bolsa dos EUA, mas abraça bancos dos EUA”. A empresa de Jack Ma vai abrir capital em Xangai e Hong Kong, no que promete ser “um grande dia para JPMorgan” e outros americanos, além do chinês CICC.

ABERTURA CHINESA

Em destaque no Caixin, bancos como JPMorgan e gestores como BlackRock vêm se beneficiando da “abertura financeira” chinesa, pouco noticiada nos EUA.

‘FAIR SHARE’

Na Reuters, "Brasil luta contra racismo com novas regras de campanha para políticos negros", inclusive "parte justa" na propaganda. Usou foto de Benedita da Silva (acima), "fator chave da mudança", no início da carreira, há três décadas, e depois trocou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.