Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Após Facebook e Fox News, Joe Biden agora cerca NBC, WP e NYT

Veículos, mais próximos dos democratas, destacam relatório do próprio governo mostrando que delta atinge vacinados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A rede NBC, o Washington Post e o New York Times abriram o final de semana noticiando um estudo divulgado pelo governo americano para justificar a volta das máscaras. Nos enunciados, respectivamente:

“Ao menos 125 mil americanos totalmente vacinados deram positivo”, “Estudo mostra que três quartos dos infectados em Massachusetts eram vacinados” e “Delta é tão contagiosa como catapora e pode ser transmitida por vacinados com a mesma facilidade que não vacinados, diz relatório do CDC”, o órgão de saúde.

A reação do governo Joe Biden, a três dos veículos mais próximos dos próprios democratas, não foi muito diferente daquela que acuou Facebook e Fox News, nas últimas semanas.

Ao NYT, desde logo, direcionou uma mensagem em mídia social, em maiúsculas, cobrando contextualização e dizendo que o jornal estava “fracassando”, em suma: “VOCÊS ESTÃO FAZENDO ERRADO”.

Como informaram sites como Mediaite e a CNN (acima), citando fontes do governo, a Casa Branca procurou os três para cobrar que voltassem atrás na cobertura “irresponsável” e “hiperbólica”, que levaria “as pessoas a hesitar em tomar vacina”.

Os três cederam, reduzindo destaque e alterando enunciados. Mas o NYT informou que, diante do surto, estava adiando o retorno dos jornalistas à Redação, “indefinidamente”.

PS - A CNBC, que é da NBC, não cedeu e mantém no alto da home a chamada "Estudo mostra que 74% dos infectados no surto em Massachusetts estavam totalmente vacinados".

NÃO É SÓ INFECÇÃO

A rede CBS entrevistou a diretora dos Serviços Públicos de Saúde de Israel sobre a decisão de dar a terceira dose de Pfizer. Dela, como transcrito no Haaretz:

“Antes, pensávamos que os totalmente vacinados estavam protegidos, mas agora vemos que a eficácia da vacina é de cerca de 40%... Os vacinados representam 50% dos casos, diariamente... Não é só que estamos vendo mais infecção, mas que eles estão entrando em condições severas e críticas”.

OFERTA E PROCURA

Na manchete do Financial Times, “Pfizer aumenta preço da vacina na União Europeia” em mais de 25%.

Segundo a AFP, via RFI, o aumento coincide com o plano, na Alemanha, de adotar uma terceira dose, como fez Israel.

SUSSURRE

Por outro lado, o Times de Londres levou à home, otimista com o país: “Variante Delta foi enjaulada. Sussurre, mas isso pode acabar logo”. Abrindo o texto, “Os casos estão caindo, a imunidade de rebanho está se aproximando”.

SENSACIONAL?

Na home do Guardian e no Drudge Report, "Lula 2022? Brasil pronto para retorno político sensacional".

O correspondente entrevista uma ativista de 88 anos, que se diz "Lula de coração e alma", e o autor de uma nova biografia, John D French, que o descreve como "o Pelé da política eleitoral internacional".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.