Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mudança climática clima

'Solapado' em casa, Biden sai reclamando de Xi e Putin

Sem apoio de senador democrata para reduzir emissões, americano repreende chinês e russo por ausência na COP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi manchete no britânico Financial Times ao longo da segunda, dia de abertura da COP, mas não nos jornais americanos: "Promessas de Biden para o clima sob risco de serem solapadas por um senador".

O democrata Joe Manchin, da Virgínia Ocidental, falando na própria segunda, "se recusa a dar apoio ao pacote que destinaria US$ 555 bilhões para reduzir as emissões dos EUA".

Joe Biden acena do avião presidencial ao deixar a Escócia, em 2 de novembro de 2021 - REUTERS

No dia seguinte, terça, o New York Times destacou que, ao se despedir da COP na Escócia, "Biden ralha [scolds] com China e Rússia por faltarem [skip] à cúpula do clima".

Já na manchete do Global Times/Huanqiu, de Pequim, "Como os países desenvolvidos transferem a culpa pelas mudanças climáticas", em resposta indireta a Biden. Abrindo o texto:

"Embora tenham as maiores emissões per capita de gases de efeito estufa e venham mandando suas empresas poluidoras para outras regiões, os países desenvolvidos continuam a transferir a culpa para os países em desenvolvimento e não cumprem suas promessas" de anos.

ANTAGONISTA

Sobrou também para o presidente Jair Bolsonaro, na home do NYT, "Brasil chegou à conferência com várias promessas, mas ambientalistas afirmam que elas ficaram aquém".

E na home do Washington Post, "Brasil, que já foi um defensor do ambientalismo, lida com um novo papel, de antagonista do clima". Mais até, de "um transgressor, sob Bolsonaro".

'GREENWASHING'

O tom não foi diferente na Europa. No britânico The Guardian, "Não confie nas promessas do Brasil, dizem ativistas da Amazônia", elas são para "greenwashing", limpar a imagem com aparência ambientalista.

No alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, entre outros, "Bolsonaro cancela cúpula do clima para receber cidadania honorária".

VAZAMENTO NUCLEAR?

Após cobrança da China, o Pentágono informou que o acidente há um mês com submarino nuclear no Mar do Sul da China teria sido um choque com montanha, noticiou o Straits Times, de Cingapura.

Mas a manchete do South China Morning Post foi outra, "EUA enviaram avião 'farejador nuclear' para o Mar do Sul da China após acidente com submarino". A nave espiã "provavelmente buscava traços radiativos da colisão do submarino, segundo observadores".

MAIS DOUTRINA MONROE

O Pentágono reportou em seu site que o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior, na posse da nova comandante do Comando Sul (acima), voltado à América Latina, proclamou:

"Este hemisfério pertence a nós e mais ninguém, e estamos todos juntos na causa comum de proteger nosso hemisfério de quaisquer ameaças internacionais", citando China e Rússia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.