Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

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Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Eileen Gu conquista Visa, JD.com, Gucci e o Partido Comunista

Esquiadora leva três medalhas, dá provas de sua ligação com a China e encerra Olimpíadas no Diário do Povo

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Dia após dia, a esquiadora chinesa Gu Ailing, 18, nascida nos Estados Unidos como Eileen Gu, duas medalhas de ouro e uma de prata, se manteve entre os tópicos mais populares da rede social Sina Weibo ao longo das Olimpíadas de Inverno, que terminam neste domingo (20).

Na sexta, foi porque ela falou numa entrevista que reservou lugar para as medalhas "há alguns anos". Na quinta, porque ligou para a mãe dez vezes. Antes, foi porque comeu uma caixa de alho-poró para repor as energias. Antes ainda, porque ela viu uma sacola estampada com uma foto publicitária sua na mesa ao lado, no refeitório.

Sublinhando sua presença no Weibo, o Wall Street Journal destacou que ela tem contrato com cerca de 30 marcas, "da Visa ao gigante de comércio eletrônico chinês JD.com".

No primeiro ouro, uma hashtag com seu nome foi vista mais de 1 bilhão de vezes num só dia na plataforma chinesa. Para Rachel Bachman, do WSJ, falando em vídeo, "ela é a grande coisa dos esportes, a maior nas duas maiores economias, não há ninguém como ela, tão dominante em seu esporte e verdadeiramente multinacional".

Também o South China Morning Post, de Hong Kong, ressaltou sua força publicitária, ilustrando com anúncios para Gucci, Louis Vuitton, Carolina Herrera, Tiffany & Co.

O impacto da esquiadora levou Hu Xijin, colunista do Global Times, de Pequim, a escrever também no Weibo, com repercussão na Bloomberg, que "a propaganda de Gu não deve ser exagerada" como "glória para o país", porque ela "acabou de fazer 18", vai estudar em Stanford e não se sabe qual será a sua "nacionalidade no futuro".

Mas Gu Ailing seguiu vencendo e, paralelamente, dando mostras de sua relação próxima com a China. Posou ao lado da avó e colocou nela uma de suas medalhas, por exemplo.

Mais importante, em sua conta também popular no Instagram, a esquiadora foi questionada por usar a rede social americana quando milhões de chineses não podem. Ela defendeu então a China, na plataforma: "Qualquer pessoa pode baixar uma VPN. É literalmente free [livre ou gratuito] na App Store", a loja de aplicativos da Apple.

Entende-se por que ela surgiu então no alto da home page do Diário do Povo, o principal jornal do PC e do país.

SALTOS HISTÓRICOS

No site do Renmin Ribao ou Diário do Povo ao longo da sexta (acima), a nova vitória de Gu dividiu as atenções com Xi Jinping e uma manchete sobre "Os saltos históricos da Grande Era".

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