Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

China tem um dia de alarme militar em torno de Taiwan

Imprensa, mídia social e exército se mobilizam contra 'interferência' de viagem de Nancy Pelosi, depois suspensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imprensa e mídia social atravessaram a quinta-feira em pé de guerra na China, com o anúncio por veículos taiwaneses e japoneses de que a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, viajaria para Taiwan neste domingo (10).

A rede CCTV encabeçou os tópicos no Sina Weibo com a notícia de que "o Exército de Libertação Popular tomará medidas efetivas para frustrar interferência externa e tentativas separatistas de Taiwan".

Também nos tópicos, ecoava a proposta de Hu Xijin, jornalista do Global Times, de proibir voos em Taiwan e sobrevoar a ilha com caças no dia, entre outras medidas militares.

A mobilização crescente foi manchete no portal Guancha (imagem acima, com a reação "séria" do ministério chinês do exterior) e no site em inglês da agência Xinhua, repercutindo nos EUA por órgãos como Bloomberg e Reuters, com atenção para Hu.

Fechando o dia, nos destaques do Weibo, novamente com CCTV, "Pelosi infectada por coronavírus". Na manchete do Global Times, "Pelosi 'testa positivo e adia viagem à Ásia' após China alertar para medidas resolutas e vigorosas por suposta visita a Taiwan".

Hu, também no Weibo: "Pelosi, de 82 anos, testou positivo e anunciou adiamento. O Exército de Libertação Popular, que está pronto para 'acolhê-la', pode descansar um pouco".

EUA AMEAÇAM ÍNDIA

As manchetes de jornais como Jagran e Times of India foram para a nova votação do país na ONU, favorável à Rússia, e para a "pressão" crescente dos EUA, agora até chamando ministros indianos a Washington.

A Casa Branca divulgou que um "alinhamento estratégico mais explícito" de Nova Déli a Moscou trará "consequências" econômicas.

CHOMSKY E O PERIGO

Na New Statesman, o ativista e acadêmico americano Noam Chomsky, 93, critica Vladimir Putin pela "agressão criminosa" à Ucrânia, onde nasceu seu pai, mas acrescenta: "Por que ele fez isso?". Destaca que os EUA anunciaram em setembro cooperação militar com a Ucrânia, aproximando o país da Otan. Lista "o longo histórico" de intervenções americanas e a fome no Afeganistão "porque os EUA não liberam o dinheiro afegão dos bancos em Nova York".

Por fim, alerta, citando a ameaça de guerra nuclear e ao clima: "Estamos nos aproximando do ponto mais perigoso da história humana".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.