Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Elon Musk festeja 'volta de Xangai' e crédito para comprar Twitter

'Se nosso lance [pela rede] for bem-sucedido, vamos derrotar os robôs de spam ou morrer tentando!', projeta dono da Tesla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao manchetar que a Tesla teve lucro recorde de US$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre, o Wall Street Journal salientou, logo abaixo, que "Elon Musk prevê rápida recuperação da produção na China".

Mais precisamente, na conferência com investidores sobre os resultados (imagem abaixo), o dono da Tesla festejou que "Xangai está voltando com uma vingança", retomando com força a produção.

Elon Musk, 'technoking' da Tesla, durante conferência com investidores sobre o primeiro trimestre de 2022 - Reprodução

Segundo a Caixin, a "gigafábrica" da montadora em Xangai "reabriu depois de três semanas". O Global Times destaca que também a taiwanesa TSMC, de chips, "retomou operação total em Xangai". Pelas contas no portal Guancha, de Xangai, 70% da produção retornou.

"Mr. Musk não tratou do Twitter", acrescentou o WSJ. Mas depois, na manchete do Financial Times, "Musk revela pacote de financiamento de US$ 46,5 bilhões para bancar oferta pelo Twitter".

O empresário "alinhou uma dezena de credores, incluindo Bank of America e Credit Suisse", para fazer uma oferta direta aos acionistas, "tender offer" —como ele vinha sugerindo em tuítes remetendo a "Love Me Tender" (me ame com ternura), de Elvis Presley.

A perspectiva de controle da plataforma por Musk, que se diz "um absolutista da liberdade de expressão", vem enfrentando resistência nos EUA. Mas ele já faz planos, com o financiamento na mão:

"Se nosso lance pelo Twitter for bem-sucedido, vamos derrotar os robôs de spam ou morrer tentando!"

ISRAEL & YUAN

Bloomberg e Business Insider (com a ilustração acima) destacam que "Israel acrescenta yuan a reservas, em mudança de filosofia", adotando a moeda chinesa "pela primeira vez, enquanto reduz dólar", embora a diferença de proporção entre elas ainda seja grande.

As sanções financeiras americanas contra a Rússia teriam sido um "alerta" para outros países que buscam reduzir sua exposição ao dólar, afirmou economista ouvido pelo Insider.

TIME VERMELHO

Lula vai "ativar seu retorno político em 7 de maio", noticia o londrino Guardian na home, com foto. O ex-presidente "comparou a batalha com Bolsonaro ao jogo do último fim de semana entre Liverpool e Manchester City, em que o time vermelho derrotou o azul por 3 a 2".

O New York Times também dá os primeiros passos para a cobertura da eleição, avaliando que "a Amazônia está surgindo como uma questão central na campanha, e os líderes perceberam".

Concentra-se em Lula, com a imagem acima, ouvindo de uma ex-ministra que temas ambientais estão "ganhando proeminência" nas falas do presidenciável petista. A mudança na política do Brasil para o clima, diz o jornal, "importa para todo o planeta".

TESTE

Já a Bloomberg alerta, em análise publicada também no Washington Post, que "a eleição mais bagunçada até hoje coloca a democracia em risco no Brasil". Em suma, prevê que "uma disputa acirrada e feia vai testar a resiliência das instituições democráticas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.