Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Cobertura chinesa festeja produção no pré-sal, 'Brics dando frutos!'

Artigo vê energia como 'fulcro estratégico' do bloco; NYT confirma que Brasil conseguiu importar fertilizante da Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Lianhe Zaobao, maior jornal em mandarim de Cingapura, do mesmo grupo do Straits Times, a petroleira chinesa "Cnooc inicia produção em campo gigante de águas aprofundas do pré-sal".

E no enunciado extenso (imagem abaixo) de um artigo em tom triunfante, na cobertura financeira do portal Sina, mencionando também a Cnodc:

"A primeira fase do campo gigante no Brasil, envolvendo duas grandes empresas petrolíferas chinesas, foi colocada em produção com sucesso! A cooperação energética no âmbito do mecanismo Brics está dando frutos novamente!"

Fechando o artigo, "a energia é o fulcro estratégico da cooperação dos Brics". Entre eles, "Rússia e Brasil estão entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo, enquanto China e Índia são o maior e o terceiro maior importador de petróleo e gás do mundo".

FERTILIZANTE TAMBÉM

O New York Times publica "Boas notícias para a alimentação, más notícias para a guerra: Brasil compra fertilizante russo", confirmando a chegada ao país dos muitos navios anunciados por Jair Bolsonaro. Do correspondente Jack Nicas:

"Sanções para punir Moscou ameaçavam impedir que a commodity crucial fosse exportada. Isso era um perigo não só para a economia brasileira, mas para a capacidade do mundo de se alimentar."

BURNS FALA

Cada vez mais no centro da política externa americana, o diretor da CIA, William Burns (reprodução acima), lembrou para manchete do Financial Times que é a China, não a Rússia, "o maior desafio geopolítico a longo prazo" de seu país. Que Xi Jinping "está inquieto pela incerteza econômica produzida pela guerra", mas não se pode "subestimar seu compromisso" com Vladimir Putin.

E que "é irresponsável, muito arriscado, perigoso falar demais", como vêm fazendo colegas seus sobre ações americanas contra militares russos —como noticiado com alarde por NYT e NBC.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.