Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Na Rússia, já se fala em 'terrorismo'; nos EUA, 'carro-bomba'

Cobertura em Moscou busca 'rastro ucraniano'; Kiev, segundo veículos americanos, teme semana 'cruel' em resposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O portal russo Yandex se concentra na investigação do atentado que matou a jornalista Daria Dugina, com a agência Tass despachando que o crime foi premeditado e sob medida, pelo que confirmou a polícia.

O Argumenty i Fakty destacou que as câmeras do estacionamento onde explodiu a bomba foram tiradas de funcionamento. O canal RT, na versão em russo, ouviu parlamentares e outros apontando "sabotagem, terrorismo" (abaixo).

Reprodução

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, escreveu no Telegram, ecoando por Gazeta.Ru e outros veículos, que, "se o rastro ucraniano for confirmado, então devemos falar sobre a política de terrorismo de estado de Kiev".

A Ucrânia não assumiu, mas americanos como Bloomberg, Wall Street Journal e Fox News já priorizam que "Zelenski avisa sobre escalada russa depois que filha de aliado de Putin foi morta por bomba". Ele diz que será uma semana "cruel".

O New York Times manchetou que o "carro-bomba", como descreve, "injeta incerteza na guerra" e "pode derrubar esforço para manter normalidade" na Rússia. Trata Dugina por "comentarista 'falcão' que se batia contra o Ocidente".

LUFTWAFFE!

O tabloide alemão Bild, de direita nacionalista, atravessou a semana cobrindo e exaltando a "histórica" viagem de seis caças do país para exercícios militares ao lado de Japão e EUA, na Austrália.

"A Luftwaffe quer provar que pode estar em qualquer lugar, mesmo no Pacífico!", escreveu a repórter que segue o grupo, citando Taiwan. "É a maior operação da Luftwaffe desde a Segunda Guerra Mundial!"

DEPENDÊNCIA

O portal Guancha, de Xangai, e depois o jornal Global Times, de Pequim, questionaram o envio dos caças, sublinhando que outros jornais alemães e até o francês Le Monde criticaram a Alemanha —que deveria ser autossuficiente e consciente de sua força militar, sem "fingir ser um gigante". O Guancha chegou a dar manchete, com foto de um dos aviões pintado com as bandeiras alemã, japonesa e americana.

Por outro lado, a agência Reuters informou que a "Dependência alemã da China está crescendo em ritmo tremendo", na economia, referindo-se ao primeiro semestre.

FIM

No domingo, Brian Stelter fez a despedida do programa sobre jornalismo da CNN (acima) e Margaret Sullivan escreveu "Minha última coluna" sobre o tema no Washington Post.

Em meio à politização do noticiário, a crítica de mídia vai sumindo nos EUA, com o fim da função de ombudsman no mesmo WaPo e no NYT —e mais recentemente com a saída do colunista Ben Smith do mesmo NYT para um veículo que promete ser, este sim, "imparcial".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.