Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Cadê a contraofensiva da Ucrânia?, pergunta Politico

Putin usa exposição militar para oferecer armas russas, contra as americanas que estariam sendo 'trituradas em batalha'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No site Politico, voltado aos bastidores de Washington, "A Ucrânia telegrafou sua grande contraofensiva por meses. Então cadê ela?" (abaixo). Em suma, afirma a extensa reportagem:

"Há dois meses a Ucrânia vem sinalizando a intenção de recapturar Kherson, no que foi anunciado como uma grande contraofensiva e o momento em que Kiev vira a maré contra a Rússia. Mas o ritmo lento e algumas decisões intrigantes fizeram até mesmo os analistas mais atentos se perguntarem onde ela foi parar."

Quase ao mesmo tempo, o ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, falou numa exposição militar que "o mito das superarmas" americanas se dissipou com seu uso "sem efeito significativo" na Ucrânia. Dele, segundo a russa RT:

"Inicialmente, tratava-se do sistema antitanques Javelin e de alguns drones. Mais recentemente, os sistemas de foguetes Himars foram promovidos ao papel de superarmas pelos [veículos] ocidentais. No entanto, todas essas armas estão sendo trituradas em batalha."

Um dia depois, no evento, Vladimir Putin ofereceu as armas russas, inclusive para o Brasil, que acaba de comprar o Javelin. Sublinhou que "quase todas" já foram usadas em combate e declarou, no relato da americana Fox News:

"A Rússia preza sinceramente os laços históricos fortes e de confiança verdadeira com os estados da América Latina, Ásia e África e está pronta para oferecer a seus parceiros e aliados os mais modernos tipos de armas. De pequenas a veículos blindados e artilharia, aviões de combate e veículos aéreos não tripulados."

Como um vendedor, garantiu que "muitas delas estão anos à frente de suas homólogas estrangeiras".

Já cliente e também presente na exposição russa, a Índia agora "vai usar a tecnologia do míssil hipersônico Zirkan" para fabricar no país um similar, através da empresa indo-russa BrahMos.

No destaque do Jagran, um dos principais jornais do país, em hindi, "Míssil Zirkan é capaz de derrotar o chinês DF-26", com "características tais que o inimigo estremeceu".

ÍNDIA TAMBÉM VAI

A informação de que a China participaria de "jogos de guerra" na Rússia, em duas semanas, foi noticiada na Índia com outro destaque. Em jornais com Hindu e Hindustan Times e o portal India Today, "Índia e China enviarão tropas à Rússia para exercício militar conjunto".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.