Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Financial Times conta o que vê todo dia na 'Crackland'

'Os níveis de miséria pioraram desde que cheguei', escreve o correspondente Michael Pooler, morador do centro de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em mídia social, o correspondente do Financial Times na cidade, Michael Pooler, escreveu em tom pessoal: "Eu amo morar em São Paulo. No entanto, desde que me mudei para cá há dois anos e meio, parece que a decadência de seu centro só piorou".

Cracolândia, centro de São Paulo, em fevereiro de 2023
Cracolândia, centro de São Paulo, em fevereiro de 2023 - Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Num texto que compartilha, que publicou no jornal com a foto acima, ele ouve comerciantes, a prefeitura se defendendo, mas não escapa do relato mais direto:

"Assim como as fachadas desbotadas de sua imponente arquitetura do século 20, o centro de São Paulo é um lugar de declínio. Embaixo de palmeiras e em frente a igrejas, os onipresentes cobertores grosseiros entregues aos sem-teto são um lembrete constante da miséria urbana... A miséria não é incomum neste país desigual. Mas os níveis em São Paulo, uma cidade de 12 milhões de habitantes, pioraram visivelmente desde que cheguei no final de 2020. Quando mudamos de apartamento há um ano, havia algumas barracas debaixo do viaduto do outro lado. Agora elas são uma dúzia."

Os relatos sobre a Cracolândia são intermitentes há décadas na cobertura internacional, por exemplo, no Washington Post e no alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.