Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Sem jornalismo, clone do Twitter vê atração cair 70%

Threads 'pode parecer monótono', diz WSJ; aplicativo de Zuckerberg 'não fará nada para encorajar' notícias e política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Wall Street Journal, "Threads está perdendo sua atração", com queda de 70% nos usuários ativos, para 13 milhões, em relação ao auge em 7 de julho, dois dias após o lançamento. Segundo a consultoria Sensor Tower, o tempo médio gasto no aplicativo americano também caiu, de 19 minutos por dia para 4.

No concorrente Twitter, os números "permanecem estabilizados" em 200 milhões de usuários ativos e 30 minutos.

O jornal lista motivos para a queda, como o de que o Threads "pode parecer monótono" porque os perfis não postam com frequência e porque "têm prevalecido" perfis de marcas. Mais: ele "não encoraja notícias", jornalismo.

Reprodução/The Verge

Notícias e política, justificou um executivo ao site The Verge (acima), "não valem os riscos de escrutínio e negatividade". Na mesma linha, via Reuters, outro executivo prometeu resgatar as etiquetas usadas no Twitter, até a compra por Elon Musk, para reduzir o alcance de perfis chineses e russos.

Segundo o Financial Times, a decisão de Mark Zuckerberg de "não fazer nada para encorajar" notícias no Threads é parte da estratégia de "evitar a indústria jornalística", em meio às leis para pagamento pelo conteúdo em países como Canadá.

Em reação aos números, Musk vem tuitando que o uso do Twitter cresceu 3,5% e "esta plataforma aspira ser a melhor (ou a menos ruim) fonte de verdade". Ou, ainda, "francamente, adoro o feedback negativo desta plataforma, muito preferível a qualquer departamento de censura".

MUSK VS. MURDOCH

O WSJ também informa que a ex-estrela da Fox News Tucker Carlson "está criando nova empresa de mídia", que usará o Twitter "como sua espinha dorsal" --com versões mais curtas dos vídeos que, em site próprio, cobrarão assinatura. Segundo a CNBC, a empresa já fechou contrato de publicidade com o aplicativo de comércio PublicSq.

Jesse Watters, escolhido para substituir Carlson na Fox News de Rupert Murdoch, estreou na semana passada à frente dos concorrentes de MSNBC e CNN, segundo o site Deadline, mas "ainda não há veredito sobre alcançar a audiência" do antecessor.

BEZOS AO RESGATE

O New York Times publica que Jeff Bezos, da Amazon, dez anos após comprar o Washington Post por US$ 250 milhões, voltou a "prestar atenção", ouvindo profissionais e mudando executivos. O WaPo, segundo o concorrente NYT, projeta perder US$ 100 milhões neste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.