Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Ninguém põe fé' no pacto UE-Mercosul, com ou sem 'show de Lula'

Europa quer 'recuperar terreno perdido para a China', diz FT, mas volta a atrapalhar 'acordo-chave' após 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agências ocidentais não esperam muito da cúpula de sul-americanos e europeus em Bruxelas, nesta segunda e terça, cujo foco é o acordo comercial União Europeia-Mercosul. AFP, Efe e Reuters destacam que deve ter "poucos avanços", pois causa "medo nos agricultores da Europa" e "ninguém põe muita fé".

Sem o mexicano AMLO, "vai ser mais um show de Lula", ironizou um especialista da Universidade de Nova York ouvido pela Efe. O presidente do Brasil, que assumiu a direção do Mercosul, relutava, mas acabou viajando para tentar avanços no acordo.

Em entrevista a jornal alemão, o presidente da FGV critica 'sanções' ambientais acrescentadas por europeus na reta final de acordo comercial
Em entrevista a jornal alemão, o presidente da FGV critica 'sanções' ambientais acrescentadas por europeus na reta final de acordo comercial - Reprodução/Frankfurter Rundschau

O Financial Times fez editorial criticando a UE pelo "atraso em redescobrir a América Latina, região crucial para a transição energética". E por ter, após 20 anos de negociação, exigido "salvaguardas ambientais adicionais, que aos olhos latino-americanos são protecionismo agrícola mal disfarçado".

Em reportagem, o jornal acrescenta que "Bruxelas tem esperança de recuperar terreno perdido para a China", lembrando que nestas "duas décadas a UE saiu de maior parceiro comercial do Brasil para terceiro". Mas repisa que "o acordo-chave com o Mercosul segue parado e poucos esperam avanço".

Ressalta o questionamento das sanções ambientais levantado pelo assessor especial Celso Amorim na organização Chatham House, dizendo que o adendo europeu "não é de boa fé e foi apresentado de forma totalmente inapropriada".

Em extensa entrevista ao diário Frankfurter Rundschau, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, vai além na crítica. No título entre aspas, uma declaração: "Não somos colegiais que se deixam sancionar pelas potências coloniais" (reprodução acima).

Outras passagens destacadas: "o problema é que algo foi acordado, algo foi assinado, e agora estão sendo propostas novas regras"; "vocês não nos veem como parte do mundo ocidental"; "a Europa está sendo canibalizada" pelos EUA, a partir da guerra.

Reprodução/Le Monde

'UMA LOBISTA AMERICANA'

A cúpula acontece em meio a uma revolta na própria União Europeia, por uma nomeação para a Direção-Geral de Concorrência do bloco. No título do francês Le Monde (acima), "Nomeação de Fiona Scott Morton, lobista americana, para um cargo elevado na Comissão Europeia é polêmica em Bruxelas".

Uma carta dos líderes dos principais grupos políticos no Parlamento Europeu, de um alemão pela centro-direita a um espanhol pela centro-esquerda, cobrou rever a escolha. Morton, segundo Politico e FT, foi consultora de Apple, Amazon e Meta, entre outras big techs americanas, e atuou no governo americano.

Ela toma as rédeas, questionam os críticos, "no momento em que a Europa embarca na regulamentação digital mais ambiciosa do mundo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.