Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Modi posa com Lula após obter apoio de Xi para Conselho da ONU

Na imprensa indiana, 'Brics defende fortemente inclusão da Índia'; país já se move para negócios com novos membros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O apoio do Brics à reforma do Conselho de Segurança da ONU, com menção expressa a Índia, África do Sul e Brasil, ecoou mais na primeira. Por Economic Times e outros, inclusive jornais em hindi, "Brics defende fortemente a inclusão da Índia, África do Sul e Brasil no Conselho de Segurança".

Com a aceitação da Índia pela China, negociada pelo Brasil, o chanceler S. Jaishankar compartilhou foto do primeiro-ministro Narendra Modi com Lula (abaixo), mostrando orgulhoso um jornal sul-africano, The Star Pretoria News. Na manchete, sobre o pouso na Lua, "Modi da Índia fora deste mundo". A imagem dos dois se espalhou na cobertura indiana, do canal Wion ao Times of India.

Reprodução/S. Jaishankar

Modi parecia estar à vontade também ao saudar sua conversa "maravilhosa" com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, um dos novos membros do Brics. "Discutimos formas de aprofundar o comércio."

RÚPIA E DIRHAM, NÃO DÓLAR

Na cobertura da Bloomberg, a menos enviesada entre os veículos ocidentais, um dos destaques finais foi que "os principais aliados de Washington no Oriente Médio", Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito, "se moveram para mais perto da China".

O texto enfatiza o propósito de redução da dependência do dólar americano no comércio de petróleo —e projeta, citando análise do grupo financeiro europeu ING, "os sauditas fixando preços nas exportações para China e Índia em moedas diferentes do dólar".

No início da cúpula, a Reuters, citando cinco fontes, noticiou que o banco central da Índia começou a "instar os bancos do país a fecharem negócios com os Emirados Árabes Unidos em rupia e dirham", as moedas de ambos.

DESACORDO

Bloomberg, South China Morning Post, Guancha e outros destacaram a reunião bilateral de Modi e Xi na cúpula, quando os dois líderes instruíram suas equipes a "resolver a disputa fronteiriça rapidamente" (abaixo). No dia seguinte, porém, Índia e China já se dividiram sobre qual dos dois pediu a conversa.

Reprodução/Bloomberg

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.