Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Elon Musk abre guerra contra o 'woke' The New York Times

Empresário acusa jornal de 'apologista de genocídio' contra brancos, na África do Sul, e é associado à 'extrema direita'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O magnata Elon Musk reagiu com emoji rolando de rir ao ver em sua plataforma, X, o logotipo do jornal The New York Times alterado para The New Woke Times. "Woke" se refere a alguém alerta para preconceito racial e, mais recentemente, outros atos discriminatórios. Musk republicou ele próprio a imagem (abaixo).

Reprodução/X

Seu conflito com o jornal se agravou há um mês, após compartilhar o vídeo de um encontro partidário na África do Sul em que cantavam, no estádio, "kill the boer", mate o bôer, referência aos descendentes de colonizadores holandeses. Nascido no país e com família em parte bôer, ele questionou o presidente: "Estão incitando o genocídio de brancos. Cyril Ramaphosa, por que você não fala nada?".

O chefe da sucursal do NYT em Joanesburgo, que estava no estádio, publicou no jornal, criticando Musk e o relacionando à "extrema direita", que "a música não deve ser tomada como apelo literal à violência, segundo veteranos da luta anti-apartheid".

O empresário acusou o NYT de "apologista de genocídio racial". E foi então que se passou a perceber, pelo que falou um hacker anônimo ao Washington Post, um "delay", um atraso, nos links para o jornal na plataforma —que parou após a revelação.

ESTADO DE GUERRA

No dia 12 sai a biografia autorizada "Elon Musk", por Walter Isaacson, de "Steve Jobs". O Wall Street Journal deu trecho sobre a compra do Twitter. Diz que Sam Bankman-Fried quis participar do financiamento, mas Musk não aceitou. E que o negócio foi acelerado para demitir e reduzir ganhos da diretoria anterior, encabeçada por Parag Agrawal.

Em passagem talvez mais significativa, relata o que ele teria ouvido de Shivon Zilis, executiva de uma de suas empresas e mãe de dois de seus filhos, durante as negociações para a compra da plataforma: "Você não tem que estar o tempo todo em estado de guerra".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.