Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Imprensa indiana se une contra o Canadá, 'porto seguro para terroristas'

Em defesa de Narendra Modi, acumulam-se ataques até pessoais a Justin Trudeau, que acusou a Índia por assassinato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A mídia indiana foi para o contra-ataque ao governo canadense, após a acusação de assassinato levantada há uma semana contra o primeiro-ministro Narendra Modi. Começou com o destaque dado à resposta do governo, de que o Canadá virou "porto seguro para terroristas".

Na sequência, o canal NDTV veiculou opinião contra o primeiro-ministro Justin Trudeau por "comandar uma década de aumento do vício de drogas"; e o canal Zee News espalhou que, quando ele foi à Índia para o G20, a polícia encontrou drogas em seu avião.

Reprodução/CNN-News18

Após dias de fogo pesado, outro canal, CNN-News18, avaliou que o saldo do "ataque diplomático" ao Canadá era favorável ao governo: "A 'demonstração de força' internacional de Modi vai funcionar em casa, nas eleições de 2024 para a Lok Sabha", a câmara (acima).

Foi citado um "apoio global" à Índia, inclusive dos EUA, e como a oposição "não pode se dar ao luxo de discordar" sobre a questão, já que um de seus ex-primeiros-ministros teria sido morto por "elementos" do mesmo grupo separatista abrigado pelo Canadá.

Times of India e outros se aprofundaram, a partir de uma conversa do chanceler S Jaishankar na organização americana Council on Foreign Relations. Ele levantou argumentos como o de que o Canadá é "permissivo com extremistas", que "ameaçam nossos diplomatas".

ÍNDIA & RÚSSIA

Jaishankar falou que "os EUA estão se ajustando ao mundo multipolar, embora evitem a palavra". E que os conflitos com a China foram resolvidos, na maioria, admitindo porém os efeitos globais de ter "esse grau de tensão entre os dois maiores países da Ásia, do mundo".

Disse que o vínculo Índia-Rússia é "extremamente estável" há 70 anos e que elas "cuidam muito" para seguir assim. "Como grandes potências no continente asiático, há uma base estrutural para quererem se dar bem", disse, prevendo que a Rússia se voltará mais à Ásia.

A mídia indiana, em contraste com a ocidental, vem noticiando outra controvérsia no Canadá —a homenagem a um ex-soldado da SS, por lutar contra os russos— com destaque para a Rússia. No canal WION, "Moscou diz que parlamento canadense deveria condenar nazista".

No site OpIndia, "Rússia critica Trudeau por homenagear soldado que lutou por Hitler: Canadá foi e continua sendo um porto seguro para nazistas". O Hindustan Times ressaltou que "Rússia e Polônia, país da Otan, exigem extradição de veterano nazista homenageado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.