Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

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Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Modi usa G20 como 'pontapé inicial para eleição' na Índia

'Dilúvio de publicidade' vai do nome do país ao logotipo do partido, espalhando 'rosto radiante do primeiro-ministro'

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Convites para um banquete do G20, enviados pela presidente da Índia, Draupadi Murmu, do mesmo partido Bharatiya Janata do primeiro-ministro Narendra Modi, mobilizaram a cobertura local na terça-feira.

Em vez de Presidente da República da Índia, como de costume, quem convida é a "Presidente de Bharat", outro nome para o país e também aquele escolhido para o partido de Modi (abaixo).

O canal NDTV destacou o "big buzz" que causou. O India Today, as "conclamações no Parlamento para renomear o país".

Reprodução/India Today

Os dois autores do livro "Time for Bharat" (é hora de Bharat), lançado há nove meses, publicaram artigo no Business Today defendendo a mudança constitucional do nome. A Constituição fala em "Índia, que é Bharat" (India, that is Bharat). Ficaria só Bharat.

No pouco espaço de imprensa que consegue, caso do Mint, a oposição questiona. O problema é não apenas ser o nome do partido no poder há uma década, mas que o nome da frente de oposição, recém-lançada, seja INDIA (Indian National Developmental Inclusive Alliance).

BLITZ

A imprensa americana, iniciando cobertura, listou mais problemas. Na Bloomberg, "Modi transforma cúpula do G20 num nada sutil pontapé inicial para a eleição". Abrindo o texto:

"Em ônibus e riquixás, calçadas e pontes, outdoors e paredes de mercados: hoje em dia é difícil andar em Nova Déli sem ver o rosto do primeiro-ministro Narendra Modi. O dilúvio de publicidade faz parte de uma campanha de marketing para o G20."

Depois no New York Times, "o partido do governo está tirando o máximo da cúpula, cobrindo todas as paredes". O próprio "logotipo do G20 apresenta um lótus, símbolo do partido Bharatiya Janata de Modi".

Abrindo o texto, amostras da "blitz de publicidade", como "uma centena de monumentos nacionais foram iluminados com o logotipo, para as pessoas postarem selfies". E mais, "por cidades ao redor da Índia o rosto radiante de Modi adorna cartazes gigantes".

Com uma "sensação de Carnaval", os eventos pelo país "permitiram que Modi começasse a campanha" para a eleição de abril.

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