Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Xi confirma que não vai e 'abala estatura do G20', diz Financial Times

Decisão é dada na Índia como 'manobra' contra organização da cúpula por Modi; Lula assume bloco após o fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mao Ning, a porta-voz do ministério do exterior, confirmou que a China vai enviar o primeiro-ministro Li Qiang ao G20 no próximo fim de semana, noticiaram a agência Xinhua e jornais do país.

Por Jagran, em hindi, "Xi Jinping não vai participar da cúpula", e Indian Express, "Nada de Xi em Nova Déli".

Outros indianos foram mais críticos, como o FirstPost, "A manobra da China não vai funcionar; independentemente da ausência de Xi, a realização do G20 na Índia é um sucesso". O Times of India afirmou em editorial que "não vai fazer nenhuma diferença prática".

Não para o Financial Times, que destaca que a "Ausência de Xi desafia status do G20 como fórum de liderança global" (abaixo). Em suma, "um golpe para a presidência da Índia no encontro multilateral", que "abala a estatura do G20, em meio a fissuras profundas entre seus membros".

Reprodução/Financial Times

O Global Times de Pequim, ligado ao PC, já havia publicado há dois meses que transformar a cúpula da Organização de Segurança de Xangai em virtual, como fez o primeiro-ministro Narendra Modi pouco antes de sua realização em Nova Déli, "não é uma decisão estratégica sábia para a Índia". Citava especificamente o G20.

XI & BIDEN?

O editorial do TOI especulou que "Xi provavelmente não quis encontrar Biden", daí a ausência. Mas o presidente americano deu a entender no domingo, como destacado também por indianos como NDTV, que ele e o líder chinês irão se reunir, afinal.

"Estou desapontado" pela ausência, declarou, "mas eu vou poder vê-lo". Não detalhou onde, mas a própria cobertura apontou que Xi e Biden devem participar da cúpula da Apec (sigla em inglês para Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) daqui a dois meses, em San Francisco.

Já a agência chinesa de inteligência deixou em dúvida a viagem de Xi à Apec, em publicação no WeChat, segundo o South China Morning Post.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.