Nosso estranho amor

Paixões, desencontros, estabilidade e loucuras segundo Anna Virginia Balloussier, Pedro Mairal, Milly Lacombe e Chico Felitti. Uma pausa nas notícias pra gente lembrar tudo aquilo que também interessa demais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nosso estranho amor
Descrição de chapéu Relacionamentos

Valdir, as gêmeas Aline e Alana, e as espinhas da discórdia

O ex-adolescente espinhento cresceu e deu o troco na moça que o humilhou no passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Valdir Matteo, 60, não tem fotos dele adolescente. "Rasguei todas, era feio, não gostava."

A culpada pela autoimagem tão negativa era uma cordilheira de acne que cismava em rebentar no seu rosto púbere.

Sentia que, nos últimos dois anos, tudo nele havia mudado para pior: cabelo, voz, corpo.

"Mas o pior de tudo eram as espinhas que brotavam feito pipocas na panela. Chegava o fim de semana e acontecia um troço absurdo, saía cada vulcão na cara."

Tinha quem passasse pasta de dente para tentar debelar as erupções na pele. Ele apelava para pomadas como a acnase. Surtiam quase nenhum efeito para domar as feras cutâneas.

Enquanto isso, os hormônios em ebulição. As gêmeas Aline e Alana, de longos cabelos castanhos, tinham um talento e tanto para ativar essa manada hormonal.

Valdir Matteo quando tinha 17 anos; empresário de 60 anos conta que só no fim da adolescência 'embelezou' - Arquivo pessoal

O menino sofria tanto com as perebas que só conseguiu se sentir um pouco mais à vontade numa festa à fantasia. Foi de Frankenstein. A máscara que cobria as espinhas o resguardou até certo ponto. Até uma garota pedir que a retirasse, talvez atrás de umas bitocas. Valdir nunca saberá a resposta, porque ela deu no pé no segundo que ele colocou a face à mostra.

Era a década de 1970, tempos de usar calça boca de sino ou um modelo justinho na perna, harmonizado com Havaianas no pé. Tempos de misturar drinques como Coca-Cola com rum (saudosa cuba-libre) ou Fanta-Laranja com vodca (viva o Hi-Fi) enquanto os bailinhos tocavam Beatles e Jovem Guarda.

E havia, claro, as festas de debutante, "uma coisa meio breguinha", quando as aniversariantes celebravam seus 15 anos com um festão em que meninos iam de terno, e meninas, de vestido longo.

Aline e Alana marcharam até a arquibancada perto da piscina do clube para entregar convites para Carlos, Fernando e Luiz, os chapas de Valdir. Faltou só o do amigo, reparou.

"Não esquecemos, a gente não quer que ele vá!", Aline respondeu. Bom, se Valdir não fosse, não ia ninguém, rebateu o trio sem pestanejar. As gêmeas, emburradas, cederam.

Valdir não vai mentir: não guardou muitas memórias daquela noite. Encheu a cara. Uma lembrança, contudo, ficou: fez um pacto consigo mesmo de que aquilo tudo era só uma fase. Ruim, é verdade, mas que passaria.

O tempo curou o que pasta de dente alguma conseguiria. Às favas com a modéstia: aquele rapaz espinhento virou um belo exemplar de homo erectus. Seu corpo ganhou músculos e, o principal, o rosto não parecia mais um queijo suíço.

Agora Valdir pede licença poética porque, admite, seu relato tem um quê de revanchismo.

Certa vez, já na casa dos 20 anos, saiu à noite com os amigos do trabalho. Chegou no bar e a reconheceu de cara. Aline. Linda como sempre.

Uma moça do grupo dela conhecia um amigo de Valdir, e acabaram todos na mesma mesa. Ele lado a lado com a gêmea que o esnobou na adolescência. Era nítido que Aline não o havia reconhecido.

O alvo de desprezo juvenil lhe parecia, agora, o homem mais interessante do mundo. Foram para a casa dele após a bebedeira, voltaram a se encontrar, namoraram por meses. Até chegar o dia de conhecer os melhores amigos de Valdir.

Carlos, Fernando e Luiz, os mesmos que não deixaram Aline e sua irmã escantearem Valdir dez anos atrás. A ficha caiu na hora. O namorado-príncipe era o sapo que humilhou quando jovem.

Ele até achou que superaria o desdém do passado. "Mas doía como uma espinha permanente na lembrança."

Depois disso, ele casou uma vez, casou outra, e hoje está no terceiro casamento. Vive do aluguel de dois condomínios que administra no litoral paulista e de sua marca de cerveja, a Bendita.

Maldita seja a hora que Aline e Alana o olharam de cima para baixo, já se vão 45 anos. Valdir ainda lembra. E acha que quem riu por último foi ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.