Nova Escola

Leandro Beguoci é diretor editorial de Nova Escola (novaescola.org.br). Ele explica sobre o que funciona (e o que não funciona) na educação brasileira.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nova Escola
Descrição de chapéu Nova Escola

O MEC está prestes a esterilizar uma geração de brasileiros

O único projeto do governo para a pasta é a destruição do que ele desconhece. Ou seja, quase tudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Europa do pós-guerra era povoada por crianças e adolescentes. A esmagadora maioria deles passava poucos anos na escola. Até a década de 1950, como explica o historiador Tony Judt, grande especialista no período, as pessoas deixavam os bancos escolares com entre 12 e 14 anos. A Europa ilustrada é uma obra recente, executada por uma geração de políticos, especialistas e reformadores cientes do desastre que seria relegar a educação ao ocaso que ela vivera nos anos anteriores.

E não era uma escolha óbvia. O continente estava devastado.

Um húngaro médio ingeria 556 calorias por dia, o equivalente a um prato feito em qualquer boteco de São Paulo. A infraestrutura estava em frangalhos. Em Berlim, 3 em cada 4 prédios eram inabitáveis. Era impossível comprar e vender mercadorias —ninguém confiava no dinheiro.

Com uma grande ajuda financeira americana, responsabilidade e clareza de projeto, o continente se reconstruiu. É impressionante ver as fotos do antes e depois da guerra de várias cidades europeias. Para mim, porém, o mais impressionante é a obra invisível da educação. Não era óbvio priorizar os estudos dos filhos de camponeses, operários e toda sorte de desvalidos. A Europa fez isso.

Em 20 anos, o número de franceses graduados no ensino médio quintuplicou. A Itália ignorante do começo da década de 1950 terminou os anos 1960 tendo 1 em cada 7 jovens na universidade. É um feito inacreditável, narrado com maestria por Judt no monumental livro “Pós-Guerra: Uma história da Europa desde 1945”. Aliás, faça um favor a si mesmo e compre o livro. É uma surra de realidade contra as ficções baratas vendidas como história pop.

O Brasil não passou por uma guerra. Nosso projeto de país, sim, ainda está passando por uma. Estamos em frangalhos. Nos tornamos uma nação incapaz de confiar uns nos outros e de construir algo juntos. Isso está ainda mais claro na educação.

O país vinha numa sucessão de avanços —lentos, insuficientes, é verdade, mas eles estavam acontecendo. Aos poucos, pagávamos a dívida que as gerações passadas deixaram conosco. Nunca vou me cansar de repetir: até a Constituição de 1988, educação não era direito no Brasil. E, como tal, não recebia os investimentos devidos porque era, basicamente, um ato de boa vontade de alguns governantes.

Pois bem; um país que aposta no vazio acaba elegendo um vazio de ideias. É o caso da atuação do governo de Jair Bolsonaro (PSL) na educação. Em colunas anteriores, cobrei tanto do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez quanto do atual, Abraham Weintraub, um projeto para o MEC. Hoje, percebo que era um exercício inútil. Com exceção de algumas boas ideias em alfabetização, o resto é silêncio. Eu estava como Titão Passos em “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa: “Tão sério, com as mãos ajuntadas em frente da barriga, só esperando o nada virar coisas”.

O único projeto do governo Bolsonaro para a educação é o que ele tem nos apresentado, com consistência, desde a campanha eleitoral. Incapaz de pensar o futuro, só resta ao Palácio do Planalto inviabilizar o porvir. Ele só pode falar de cortes, contingenciamentos e de balbúrdia porque não tem mais nada a oferecer. A falta de projeto é um projeto em si.

O país realmente tem problemas econômicos graves e o dinheiro está em falta. Porém, crise não é desculpa para esse abismo de ideias e propósitos. Muitos países, em momentos complicados, investiram nos seus estudantes. O nosso presidente elegeu professores e alunos como seus grandes inimigos. Só faz isso quem desconhece a diferença entre Ensino Fundamental 1 e 2.

No “Pós-Guerra”, Judt descreveu assim as pressões políticas no continente antes da explosão do conflito: “Alguns, tanto na extrema esquerda quanto na extrema direita, enxergavam na autoimolação da Europa burguesa uma oportunidade de lutar por algo melhor”. O grande problema da destruição como projeto é que ela tem grandes chances de dar certo. A nossa extrema direita instalada no Palácio do Planalto está progredindo, a passos largos, para esterilizar uma geração de brasileiros.

Não será um grande dia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.