O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Conheça a história do jogo de tabuleiro War

Lançado em agosto de 1972, ele marcou o início da Grow Jogos e Brinquedos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que bom seria se os conflitos mundiais pudessem ser resolvidos numa partida de jogo de tabuleiro, não é? O jogo de estratégia de guerra War irá completar 50 anos no mês que vem. Ele foi inspirado num sucesso internacional, que por sua vez também tinha se baseado num jogo francês.

O War então não foi criado no Brasil?

Sim e não. Quatro ex-alunos da Escola de Engenharia Politécnica de São Paulo trabalhavam em empresas do mercado de capitais, mas queriam mesmo era abrir um negócio próprio. Várias oportunidades surgiram, mas nenhuma delas os atraiu.

Tabuleiro clássico do jogo War
Tabuleiro clássico do jogo War - Divulgação

Até que, em 1970, um deles, Gerald Dinus Reiss, voltou de uma temporada de estudos na Europa. Estava fascinado com um jogo de estratégia de guerra para adultos que viu por lá. Era o Risk ("Risco"), nome que a fábrica americana Parker Brothers deu ao La Conquête du Monde ("A Conquista do Mundo") em 1959.

O jogo francês tinha sido criado dois anos antes pelo escritor e cineasta francês Albert Lamorisse. Os quatro amigos bolaram uma versão nacional, com pequenas alterações, batizada de War ("Guerra").

Quando o jogo foi lançado?

O War foi lançado em agosto de 1972. Ele marcou início da Grow Jogos e Brinquedos, que funcionava numa garagem no bairro paulistano da Mooca. O nome veio da junção das letras iniciais dos quatro sócios —o próprio Gerald, junto de Roberto Schussel, Oded Grajew e Valdir Rovai.

Embora o nome de Valdir seja grafado com a letra V, na composição do nome da empresa foi usado o W por uma questão de sonoridade e para formar a palavra "crescer" em inglês.

Você se lembra de mais algum caso assim?

O jogo de tabuleiro Detetive foi lançado no Brasil pela Estrela em 1977. Mas ele foi criado muito tempo antes, em 1943, pelo músico inglês Anthony Ernest Pratt. Durante a Segunda Guerra, Pratt trabalhava numa fábrica de componentes de tanques.

No meio daquele tédio, ele teve a ideia de um jogo de tabuleiro que poderia ajudar seus compatriotas a se divertirem. O nome original do jogo era Murder! ("Assassino!") e foi inspirado em romances policiais ingleses. Elva Rosaline, mulher de Pratt, desenhou o primeiro tabuleiro.

Em 1945, uma empresa de jogos se interessou pela ideia de Pratt. Fez adaptações e mudou o nome para Cluedo —uma mistura de Clue ("pista" em inglês) e Ludo ("eu jogo" em latim), lançado em 1949. Nos Estados Unidos e no Canadá, o nome ficou apenas Clue.

O objetivo do jogo é descobrir a cena do crime: o assassino, o cômodo da casa e a arma usada por ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.