Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo se irrita com a OMS e diz que já há transmissão em todos os continentes

Secretário de Vigilância diz que órgão peca em não dizer que é impossível conter o vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo brasileiro está inconformado com o que considera demora da Organização Mundial de Saúde em decretar pandemia do coronavírus. Em áudio enviado a autoridades, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, diz que o órgão "peca em não dizer de forma franca que o vírus se espalhou e que não é possível contê-lo". A pandemia muda o enfrentamento da doença, em vez de tentar localizar casos, o sistema passa a atuar para evitar mortes em grupos de risco. 

Calmante "Na nossa avaliação, esta já é uma pandemia, ou seja, já temos caso e transmissão local em todos os continentes", disse o secretário na gravação. Para a pasta da Saúde, a posição da OMS é um dos motivos que dificultam o convencimento da sociedade de que não há razão para pânico. Para os técnicos, o número de contaminados no mundo é muito maior do que o que vem sendo divulgado. Eles dizem que há casos de transmissão local, inclusive no Brasil, e que será questão de tempo para identificar.

Suspenso A consultoria McKinsey decidiu interromper sua programação no Brasil por três dias por causa do coronavírus. A empresa fica no mesmo prédio da corretora XP, onde foi confirmado o segundo caso da doença no país.

Deixa quieto Auxiliares de Wilson Witzel (PSC) desaconselharam o governador a visitar as cidades de Silva Jardim e Rio Bonito, no interior do Rio, para evitar encontrar afetados pela enchentes. A justificativa era de que estavam "nervosos". Na capital, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi alvo de protesto.

Que fase Parlamentares vêm responsabilizando, nos bastidores, Paulo Guedes (Economia) pelo impasse na discussão do Orçamento. Com a anuência do ministro, a equipe econômica ajudou a costurar o acordo condenado por Bolsonaro. A suspeita é a de que Guedes não repassou aos colegas de Esplanada o negociado.

Mais um O Ministério da Economia recebeu até esta segunda (2) indicações para formar o Subcomitê de Monitoramento de Riscos de Dados e Informações. A entidade ficará responsável por criar procedimentos para evitar conflitos entre o Plano de Dados Abertos e a Lei Geral de Proteção de Dados. O primeiro encontro deverá ocorrer até dia 13.

Casamento O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) prevê concluir a situação da compra da Fox pela Disney até abril. Diante da falta de interessados na aquisição da Fox Sports, o órgão decidiu reavaliar o caso e ainda tenta achar uma solução para o negócio.

Tiroteio

Mais uma declaração desastrosa do prefeito, que não é infeliz só quando fala. Sua administração é uma infelicidade completa
Do deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), sobre Marcelo Crivella atribuir a culpa pelas enchentes na capital à população

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta terça (3) clique abaixo: ​

Ministério Público diz que ato de Weintraub em universidades é contra democracia

Pró-anistia à PF, parlamentares devem assumir comissão de medida provisória

Pedidos de tapa-buraco em SP crescem 19% em janeiro 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.