Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

'As pessoas estão deixando o transporte público e usando carro', diz Ibaneis sobre volta do trânsito no DF

Governador afirma que há poucos leitos ocupados por coronavírus e, por isso, vai liberar o comércio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Retorno Mesmo registrando 20 mortes por coronavírus, o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) diz que está seguro para liberar a volta das atividades em 4 de maio. Ele afirma que só tem 18 leitos de UTI ocupados na rede pública e, nos hospitais privados, a ociosidade chega a 50%.

Regras Para colocar em prática seu plano de reabertura, Ibaneis disse ao Painel que pretende antes baixar um decreto obrigando o uso de máscaras no DF. Segundo ele, shoppings terão que medir a temperatura de clientes e o comércio terá que testar funcionários e fornecer máscaras.

Nova vida Os engarrafamentos voltaram à capital nos últimos dias. Ibaneis não credita o movimento à quebra do isolamento, mas à mudança de hábitos. "As pessoas estão deixando de usar o transporte público e usando o carro".

O governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) - Pedro Ladeira/Folhapress

Tecla SAP O governador diz que não entendeu a proposta feita por Paulo Guedes (Economia) de socorro aos estados. "Não se sabe em base do quê eles ofereceram esse valor", disse. A Economia ofereceu R$ 77,4 bilhões a estados e municípios.

Chapéu Ibaneis diz que não vê como a ajuda do governo federal poderia relaxar a arrecadação local, como sugere a equipe de Guedes. O governador, no entanto, já ofereceu "flexibilizações" no pagamento de impostos, como a alteração de datas para o recolhimento do IPTU de parte do comércio. "Não estou deixando de arrecadar, mas facilitando a vida das empresas em nome do emprego", diz.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.