Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cloroquina vira mais um atrito de Bolsonaro com estados, que se irritam e confrontam presidente

Secretários de Saúde estaduais ecoam resistência de Nelson Teich e veem droga com ressalvas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tem mais A resistência que Jair Bolsonaro encontrou no ex-ministro Nelson Teich (Saúde) à ampliação do uso da cloroquina para quadros leves do coronavírus é ecoada pelos secretários estaduais da área, que se espantaram com a mudança na pasta e veem a aplicação do medicamento com ressalvas. "Precisamos de medicina baseada em evidências, com foco na segurança do paciente, não precisamos de medicina baseada na política", diz Nésio Fernandes, secretário do Espírito Santo.

Mais um Em constante conflito com os estados por sua pressão para flexibilizar o isolamento social, Bolsonaro reforçou mais uma frente de atrito. "Políticos não devem opinar sobre conduta médica, assim como médicos não podem usar sua posição política para balizar a conduta clínica", diz Carlos Lula, secretário do Maranhão.

Ciência Os secretários, médicos em sua maioria, destacam estudos publicados em revistas científicas de prestígio que não mostraram benefícios da cloroquina. "É uma expectativa e não uma realidade", diz Ismael Alexandrino, de Goiás, médico.

Diploma "O presidente não cursou Medicina, creio, e não tem a noção correta dos malefícios que a cloroquina pode causar", diz Geraldo Resende, secretário de Mato Grosso do Sul.

Volto logo A produção de cloroquina está paralisada no laboratório do Exército desde a semana passada por falta de insumos, segundo o Ministério da Defesa.


TIROTEIO

É até uma ofensa ao Collor, porque ele pelo menos sabia conviver democraticamente

De Lula (PT), ex-presidente, sobre às vezes confundir seu rival em 1989 e também ex-presidente Fernando Collor com Jair Bolsonaro


Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.