Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

8 milhões tiveram pedido de auxílio emergencial recusado por vínculo de trabalho

Governo usa informações de banco de dados de março, antes da crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porta Mais da metade das 15.933.101 de pessoas que tiveram negado o pedido de auxílio emergencial em abril recebeu a negativa por aparecer, no cadastro do governo, como empregadas. Foram 8.026.527 de recusas por este motivo. O benefício é pago a desempregados e microempreendedores que estão parados.

Rede Uma parte desse contingente recorreu: 1.066.801, segundo a Datraprev. A Defensoria Pública da União vem atuando em inúmeros casos de pessoas que, embora desempregadas, aparecem com vínculo ativo nos registros oficiais e, por isso, não conseguem acessar o benefício.

Retrato Uma das suspeitas da DPU é que o governo esteja usando bases de dados desatualizadas --para trabalhadores da iniciativa privada, a fotografia da análise é de março. Quem perdeu o emprego no primeiro mês do isolamento (abril) deve ser considerado inelegível. A DPU está negociando com o governo alternativa para evitar a judicialização.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.