Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo já gastou R$ 11 milhões com estudo de vermífugo usado por ministro com Covid

Ministro Marcos Pontes anunciou estar com coronavírus e tomando remédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tudo ou nada O Ministério da Ciência e Tecnologia repassou R$ 11 milhões para a realização dos dois estudos clínicos do projeto que testa a nitazoxanida, um vermífugo com nome comercial de Annita, no tratamento da Covid-19. A experimentação foi anunciada pelo ministro Marcos Pontes, em abril, como o teste de um 'remédio secreto'.

Despacito Coordenadora do projeto, Patrícia Rocco, chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ, diz que é preciso aguardar o fim dos testes para elaborar as conclusões do estudo.

Ciência "Infelizmente ou felizmente, não sei nada. O que acho importante, a gente não tem nenhum tipo de entendimento ou torcida. Meu trabalho é coordenar o estudo para que tenha rigidez e boas práticas", afirma. Mesmo sem evidências científicas até agora, Pontes, contaminado, diz estar tomando o medicamento.

São 19 hospitais envolvidos nos estudos iniciais, que fazem um acompanhamento dos voluntários com pneumonia durante 14 dias.

Para os testes clínicos com pacientes em estágio inicial da doença, carretas foram transformadas em consultórios nas cidades paulistas de Bauru, São Caetano do Sul, Barueri, Sorocaba, Guarulhos, além de Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG).

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.