Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aras vê irregularidades em prêmio para desembargadores do TJ-SP

Procurador diz que bônus para reduzir processos atrasados pode furar teto constitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador-geral da República, Augusto Aras, viu possíveis irregularidades no prêmio de até R$ 100 mil a desembargadores criado pelo Tribunal de Justiça de SP e acionou o STF. Após ter sido revelada pelo Painel, a medida foi suspensa pelo tribunal.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, durante posse de Luiz Fux na presidência do STF - Pedro Ladeira/Folhapress

Em ação direta de inconstitucionalidade, Aras diz que a classificação dos benefícios como verba indenizatória possibilita o pagamento de valores que ultrapassam o teto constitucional.

A medida previa compensação para desembargadores que servissem como relatores em câmaras criadas para reduzir o acervo de processos atrasados.

O Conselho Nacional de Justiça decidiu, então, não dar continuidade aos pedidos que questionavam as câmaras, já que o tema será apreciado pelo STF. Em nota, o TJ de SP afirma que está impedido de se pronunciar sobre a ADI, ainda em curso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.