Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Congressistas dizem esperar grandeza de Biden em relação ao Brasil em caso de vitória

Oposição vê impacto no bolsonarismo em caso de derrota de Trump nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diante da liderança de Joe Biden na corrida presidencial norte-americana, congressistas dizem esperar que o democrata tenha "grandeza com o Brasil", em caso de vitória. Jair Bolsonaro é um dos presidentes mais alinhados ao republicano Donald Trump. "Meu medo é, sim, de uma indisposição do Biden, embora os EUA precisem da simpatia do Brasil. Tudo dependerá da grandeza dele, de não levar para o lado pessoal", diz o senador Lasier Martins (Podemos-RS).

O senador Major Olímpio (PSL-SP), ex-aliado de Bolsonaro, afirma acreditar que resultado da eleição não vai provocar nenhuma alteração devido à submissão do governo brasileiro aos EUA. "O que vier dos americanos, seja Trump ou Biden, Bolsonaro acha o máximo".

Para a oposição, uma derrota de Trump deixará o presidente brasileiro sem chão ideológico. "O Trump é a liderança dessa extrema direita, que criou uma lógica irracional de governar insistindo na xenofobia, no ideário conservador", afirma o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Na questão econômica, porém, eles dizem que deve prevalecer o pragmatismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.