Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020 machismo

Ex-ministro faz ataque homofóbico e rival devolve com resposta machista em eleição de Alagoas

Marx Beltrão disse que adversário 'morde fronha', e vereador falou sobre mulher do deputado federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em disputa pela Prefeitura de Jequiá da Praia (49 km de Maceió), em Alagoas, apoiadores dos candidatos apelaram a ataques homofóbicos e machistas para desqualificar os adversários. A briga envolve, inclusive, um ex-ministro.

O deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL), ex-ministro do Turismo de Michel Temer (MDB-SP), subiu ao palanque para apoiar sua irmã, Jeannyne Beltrão (Republicanos-AL), na campanha pela reeleição.

Durante sua fala, ele dirigiu ataques homofóbicos ao vereador João Sampaio (PL), que apoia o concorrente Felipe Jatobá (PP).

Ex-ministro e deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL)
Ex-ministro e deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) - Alessandro Dantas-28.jul.2017/PT no Senado

"João, você é vereador, você é um cara que era para ser respeitador, mas você é acostumado a andar armado, com porte de armas, o que ele diz para todo mundo. Anda com três ou quatro seguranças, mas João, nas madrugadas que você está sozinho tu bem que gosta de uma barba no teu pescoço, né, João? Nas madrugadas, João Sampaio, que você morde fronha", disse Marx Beltrão nesta segunda-feira (12).

Em resposta, Sampaio chamou Beltrão de "homofóbico" e gravou um vídeo falando sobre sua mulher.

"Se eu fosse solteiro... Você que corre muito e deve estar deixando sua esposa desassistida, traga ela aqui em casa. Duas horinhas. Eu devolvo ela do jeito que eu a encontrei. E aí você pergunta a ela quem é que morde fronha. Deputado Marx, é pau na máquina e nós vamos arrancar a sua irmã de Jequiá da Praia. E você vai ser desmoralizado pelo Marcelo Beltrão em Coruripe", disse Sampaio.

Marcelo Beltrão (PP) é candidato a prefeito em Coruripe, município do qual Marx Beltrão já foi prefeito e onde apoia atualmente a candidatura de seu irmão, Maykon Beltrão (MDB).

Marx Beltrão diz ao Painel que não é homofóbico e que João Sampaio editou o vídeo para que assim parecesse. O ex-ministro diz que o adversário vinha fazendo ataques pessoais à sua irmã e que, por isso, ele fez o que chamou de "provocação" no palanque.

"Todos os eventos que teve de orgulho gay ou parada gay eu participei e ajudei. Tenho muitos amigos que são gays. Muitos. Quando fui prefeito, inclusive, no programa de doação de casa popular, acredito que fui o único prefeito da história de Alagoas, talvez, no Brasil não sei se outros fizeram, mas dei casa popular a homossexual também. Sempre fui amigo de todos, não tenho nenhum tipo de preconceito", diz o deputado.

"Prefiro ignorar, não vou levar em consideração um ataque tão esnobe à honra da minha esposa. O que ele quer na verdade é que eu tente algum tipo de violência. Não sou disso, não é do meu perfil. Ele quer que eu agrida ele para se vitimizar. Não vou entrar nessa baixaria dele", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.