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Descrição de chapéu Eleições 2020

Boulos vincula anúncios no Google a termos relacionados ao PT, e petistas veem golpe baixo

Campanha do PSOL associou anúncios a 'candidato do Lula em SP', sendo que presidente apoia Tatto

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Parte da estratégia digital de Guilherme Boulos foi considerada golpe baixo por petistas em SP. Na tela de quem busca no Google por palavras-chave sobre o PT, aparecem anúncios do PSOL.

Quem procura a expressão “candidato do Lula em SP” encontra um anúncio que diz “Boulos prefeito, Erundina vice” e leva para o site dele —embora o ex-presidente tenha declarado apoio a Jilmar Tatto. Petistas dizem que o comportamento de Boulos pode abalar parcerias futuras.

Resultado de busca pelo candidato de Lula em SP, com anúncio de Boulos no resultado
Resultado de busca pelo candidato de Lula em SP, com anúncio de Boulos no resultado - Reprodução

Depois de perceber a estratégia, a campanha petista também comprou anúncios. Em alguns casos, agora, já aparecem anúncios dos dois candidatos. Até mesmo a busca pelo nome de Jilmar Tatto exibia anúncio que direcionava para o site de Boulos.

Há situações, no entanto, em que anúncios do petista nem aparecem. Quando a busca é feita por "candidato do Lula SP", aparecem anúncios de Boulos e de Luna, candidata a vereadora pelo PT.

Ao anunciar na plataforma Google Ads, o interessado pode escolher as palavras-chave que, caso buscadas por usuários, farão com que seus anúncios apareçam, desde que exista relação entre o site divulgado e os termos procurados.

A decisão sobre qual anúncio tem prioridade em relação a outros na exibição da busca no Google parte do cruzamento dos fatores dinheiro investido e o chamado "índice de qualidade" (que envolve diversas variáveis como qualidade do site de destino, relação com as palavras-chave, histórico do usuário, entre outros).

Os anúncios aparecem acima dos resultados de busca chamados "orgânicos", ou seja, links de sites com conteúdo relacionado às palavras-chave buscadas e que não pagaram para serem listados ali.

Resultado de busca pelo nome de Jilmar Tatto (PT) mostra anúncio da página de Guilherme Boulos (PSOL)
Resultado de busca pelo nome de Jilmar Tatto (PT) mostra anúncio da página de Guilherme Boulos (PSOL) - Reprodução

Quando alguém busca por "candidato do Lula SP", por exemplo, aparecem links de notícias de portais sobre esse tema, como "Quem é Jilmar Tatto" ou "Com Haddad e fala de Lula, PT lança candidatura de Tatto", que não são listados de acordo com fatores de pagamento, mas sim segundo a pertinência e a qualidade do conteúdo.

Há navegadores configurados para que os anúncios sejam bloqueados. Nesses casos, apenas as notícias relacionadas ao tema procurado são listadas.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, a campanha de Boulos investiu R$ 50 mil em ferramentas do Google nesta eleição até o momento.

Em outubro, o TSE fixou ententimento de que a prática não é proibida em caso relacionado ao próprio Tatto. Em 2018, concorrendo ao cargo de senador, ele utilizou "Ricardo Tripoli", seu concorrente tucano, como palavra-chave em busca no Google. O petista foi multado em R$ 10 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, mas a punição foi anulada pelo TSE.

A estratégia digitial se soma a atitudes de apoiadores do PSOL que têm sido classificadas como assédio por petistas. Eles defendem que Boulos intervenha para evitar certas formas de pressão que consideram desrespeitosas a Tatto. Eles citam como exemplo um manifesto em que pedem união na esquerda em torno das candidaturas de Boulos e de Benedita da Silva (PT-RJ).

A campanha de Boulos disse ao Painel que tem boa relação com todas as candidaturas de esquerda. Não respondeu sobre a estratégia digital ou sobre eventuais excessos de seus apoiadores.

"Nossos adversários são Covas e Russomanno, representantes do bolsonarismo e dos tucanos em São Paulo, e seguirão sendo no segundo turno, quando estaremos juntos para fazer da cidade a capital da resistência e da democracia", completou.


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