Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus câncer

Posição do Conselho Federal de Medicina sobre cloroquina contrasta com caso de 'pílula do câncer' em 2016

CFM não recomendava medicamento 'até o reconhecimento científico com base em evidências, de sua eficácia e segurança'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A autorização de uso de substâncias como a cloroquina para a Covid-19 pelo Conselho Federal de Medicina contrasta com posição que a instituição teve sobre a fosfoetanolamina em 2016. Chamada de “pílula do câncer”, prometia eficácia sem que estudos científicos comprovassem. Dilma Rousseff (PT) sancionou lei que liberava seu uso, e o CFM disse que não recomendava “até o reconhecimento científico com base em evidências, de sua eficácia e segurança”, a serem obtidas” em “pesquisas clínicas”.

O CFM não faz recomendação de uso da cloroquina, que não tem eficácia comprovada para o coronavírus, mas reconhece a autonomia do médico para prescrever o uso aos pacientes.

O governo Jair Bolsonaro tem investido na compra e disseminação desses medicamentos durante a pandemia, que podem inclusive causar arritmia cardíaca. O Ministério Público Federal questionou o CFM sobre o posicionamento em relação ao tratamento precoce.

Mauro Luiz Ribeiro, presidente do CFM, escreveu na Folha que não mudará o parecer que dá autonomia sobre o chamado “tratamento precoce”. O CFM disse ao Painel que os episódios da fosfoetanolamina e da cloroquina são incomparáveis.

O CFM afirmou que a primeira era uma droga experimental, ao passo que cloroquina e hidroxicloroquina têm validação científica para o tratamento de várias doenças. Também disse que a fosfoetanolamina tinha o câncer como alvo, que já tem protocolos medicamentosos reconhecidos. No caso da Covid-19, afirma, o mesmo não pode ser dito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.